Minas Gerais Gerais

Ex-ferroviário reconstrói história sobre minitrilhos

Desde 2014, Nilson Vidal, aposentado de 72 anos, se dedica a construir uma maquete que remonta a atividade ferroviária em Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas, e arredores.

Por Redação

14/09/2023 às 06:08:46 - Atualizado há
A maquete fica na cobertura da casa do ex-ferroviário, tem formato em L e 5,20 metros de largura em cada lado. A construção foi feita na escala de 1:87.

Vidal é responsável por cada detalhe do cenário da miniatura, que é feita, segundo ele, com materiais diversos, como isopor, PVC, serragem e espumas trituradas. As locomotivas e os trilhos são comprados, porém personalizados com as características dos trens mineiros.



O destaque do trabalho do ferroviário é a estação de Conselheiro Lafaiete, local das melhores lembranças dele, inaugurada oficialmente em 1884, com a linha que ligava a cidade a Carandaí, a cerca de 40km de distância, no Campo das Vertentes.


Além da maquete do terminal de Lafaiete, há uma reprodução da fábrica de Cimentos Tupi localizada em Carandaí, e os vagões que carregam minério de ferro – os preferidos do ajudante de Vidal, o neto Théo, de 3 anos. “São 42 vagões, e ele adora, É o primeiro lugar que ele quer olhar quando chega aqui", declara o avô, orgulhoso.




A maquete está aberta para visitação com hora marcada. Segundo o ferroviário, a noite é o melhor horário para as visitas, pois os interessados podem contemplar a iluminação das miniaturas. Quem quiser marcar um horário para conferir a maquete de Nilson Vidal pode ligar no telefone (31) 3761-4692.
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira