Na próxima semana se inicia uma das campanhas mais conhecidas de combate ao câncer, o Outubro Rosa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente no Brasil, com uma estimativa de 25 mil novos diagnósticos a cada ano.
Como parte da ação “Quem se importa, se envolve”, que abrange desde o incentivo à prevenção até o apoio durante o tratamento de câncer de mama, o Instituto Mário Penna, instituição filantrópica de saúde especializada em tratamentos contra o câncer, oferecerá 2 mil mamografias gratuitas para mulheres de idade entre 50 e 69 anos.
A campanha é fruto de uma parceria entre a entidade e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e tem como objetivo ressaltar a importância do diagnóstico precoce, que pode aumentar as chances de cura em até 95%. A intenção da iniciativa também é incentivar a realização de exames preventivos de forma periódica, a fim de possibilitar o diagnóstico da doença em uma fase mais inicial.
Mais uma forma de se conscientizar
Além da possibilidade de realização da mamografia para triagem do câncer de mama, as mulheres participantes serão convidadas a contribuir com a unidade de Pesquisa Translacional do Mário Penna. As voluntárias poderão participar do “Teste de Triagem do Câncer de Mama por Biópsia Líquida”, que utiliza um novo método que permite o diagnóstico da doença por meio de uma amostra de sangue.
A aplicação do novo método de pesquisa durante a ação tem como objetivo checar a conformidade do novo metódo com os resultados da mamografia, auxiliando na descoberta de novos testes de diagnóstico do câncer de mama.
Para as interessadas, os agendamentos poderão ser feitos a partir do dia 28/09, pelo telefone%u202F (31) 3349-1212, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.