O local já vinha sendo monitorado pela Prefeitura que, anteriormente, tinha começado as ações porém, análises mais aprofundadas do solo indicaram a presença de água subterrânea próximo à estrada, o que poderia atrapalhar a qualidade e a durabilidade das obras. Após a descoberta, o projeto foi revisado para garantir mais segurança e respeitando as questões ambientais necessárias.
A estrada de Fundão, assim como vários pontos do município, sofreu com as fortes chuvas que atingiram a cidade no ano passado, e tornou-se um dos pontos prioritários para a gestão em relação às obras de contenção, a exemplo de outras como a Avenida Lima Júnior (Volta do vento), a Rua das Violetas, no bairro Santa Cruz, e a Rua Santa Marta, no Morro São João.
A estrada possui três pontos de intervenção e, inicialmente, as equipes estão realizando escavações de grande porte no primeiro trecho para, posteriormente, realizar a perfuração das estacas para a estrutura de concreto armado que vai ancorar o muro gabião, que virá por cima.
O primeiro e maior ponto de trabalho possui três níveis de altura e 65 metros de extensão. Os outros dois trechos são menores, na mesma concepção de obra, medem 36 e 30 metros respectivamente.
O prazo para término das atividades é de 180 dias, considerando as questões climáticas e logísticas.