O cão macho tinha ferimentos na pele, além de uma pelagem bastante desgastada e até mesmo machucados na 'carne viva'. Segundo os militares, a fêmea, que havia parido recentemente sete filhotes, se encontrava muito magra. Mesmo tendo dado à luz há pouco tempo e estar amamentando, o estado de saúde dela estava abaixo do normal.
O local onde os cães foram encontrados também estava bem sujo, com os animais vivendo em meio às próprias fezes. Diante dessa situação, o homem foi preso em flagrante e levado à autoridade policial.
De acordo com a Polícia Civil (PCMG), a prisão foi ratificada e enquadrada no crime de maus-tratos aos animais. O tutor foi encaminhado ao sistema prisional e se encontra à disposição da Justiça. A pena por esse crime é de 2 a 5 anos de prisão.
Os cães foram recolhidos e estão sob os cuidados da Sociedade de Proteção aos Animais de Ituiutaba (SPAI) e vão receber os tratamentos médicos veterinários e aguardar uma decisão judicial. Após tal decisão, os animais poderão ser doados a outros tutores.
*
Estagiário sob a supervisão do subeditor Fábio Corrêa