Conforme a empresa Metrô BH, que administra o serviço desde março deste ano, as edificações que serão removidas foram construídas “por meio de invasão”. A instituição informou que as ações para liberação das áreas seguirão as resoluções do Conselho Municipal de Habitação da capital.
“A comunicação com as partes interessadas está acontecendo de forma eficiente, com reuniões com lideranças e o cadastramento socioeconômico das famílias que serão desocupadas, além de avaliação dos imóveis”, afirmou a Metrô BH por meio de nota.
A previsão é que as obras de implantação comecem após o período chuvoso de 2024, ou seja, depois do mês de maio. A expectativa é que a nova linha atenda cerca de 90 bairros e beneficie aproximadamente 270 mil usuários. O novo traçado terá sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro.
Revitalização
Além da construção da nova linha, as estações do metrô que já existem vão passar por processo de reforma e modernização. De acordo com a administração do serviço, as intervenções devem começar em dezembro deste ano.
As intervenções envolvem reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente, iluminação e hidráulico. Estão previstos, também, banheiros com acessibilidade em todas as estações. Para isso, foi feito um investimento de R$ 3,9 bilhões.