O crime teria sido motivado por uma discussão familiar. Conforme consta no boletim de ocorrência, os irmãos teriam discutido depois que o irmão mais novo agrediu a mãe, por ela estar incomodada com o fato de ele estar usando a casa para guardar drogas.
Por volta das 10h, o suspeito saiu de casa, acompanhado da irmã. No entanto, de acordo com o relato da mãe, às 12h, ele voltou. Ao ver que era o filho, a mulher pediu que o mais velho o atendesse, pensando que ele havia esquecido alguma coisa. Logo em seguida, ela ouviu barulhos de briga e disparos de arma de fogo.
Ao descer as escadas, a mulher viu o filho mais velho machucado, caído no chão e um homem apontando uma arma para sua cabeça. Ela então teria corrido e ficado na sua frente. Nesse momento, para defender a tutora, o cachorro da família avançou contra o suspeito, o arrastou para fora do imóvel, mas acabou sendo alvejado.
Os suspeitos fugiram do local. O homem de 23 anos, que agrediu o irmão, foi encontrado na casa do pai dele. Ao se deparar com os militares, ele tentou fugir, mas foi preso. Ao ser detido, o homem lamentou a morte de seu cachorro.