Após 11 anos sem concurso público, 38 servidores assumem funções fundamentais para atender à extensa comunidade do município.
Em um evento repleto de otimismo e expectativas, a Prefeitura de Ouro Preto realizou ontem, 25 de outubro, a primeira cerimônia de posse dos servidores aprovados no aguardado concurso público de 2022. A cidade, que esperou por mais de uma década para promover essa ação, ofereceu 376 vagas, marcando um passo significativo em direção à eficiência e à continuidade dos serviços públicos.
Após um longo período sem a realização de concursos, 38 servidores foram empossados, desempenhando papéis essenciais nos quadros da saúde e do geral da Prefeitura de Ouro Preto. Esse momento histórico contou com a presença do prefeito Angelo Oswaldo, que destacou a vasta extensão territorial do município e a necessidade de atender aos cidadãos de 12 distritos e várias localidades.
"Nós temos que ir à nossa comunidade e dinamizar as ações porque o Município é grande e a comunidade espera a presença da Prefeitura, por isso, nos organizamos e consolidamos nossa força de trabalho com a presença de vocês", enfatizou o prefeito Angelo Oswaldo, enfatizando a importância dos novos servidores na prestação de serviços públicos em um território extenso.
Para familiarizar os recém-chegados com o funcionamento da Prefeitura e os diversos setores, funções e serviços oferecidos aos cidadãos, um vídeo institucional foi exibido durante a cerimônia, proporcionando uma visão abrangente do papel da administração municipal.
A vice-prefeita Regina Braga expressou sua gratidão pelos novos servidores efetivos: "Vocês vão ser a nossa memória. O servidor efetivo é aquele que, ao final de uma gestão, dá continuidade aos serviços públicos". Essa continuidade é de extrema importância para garantir a estabilidade e a qualidade dos serviços prestados à comunidade.
Lucas Anselmo Silva, um dos novos servidores que participaram da cerimônia, compartilhou suas expectativas: "Essa data tem muita significância para mim, porque estou cursando administração pública e vou ver, na prática, o que é o serviço público. Eu espero dar continuidade a todo o acolhimento que tive e pretendo contribuir muito com a Prefeitura".
Para Regina de Souza Guilherme, que prestou serviços para a Prefeitura durante sete anos como contratada, a aprovação no concurso representa a realização de um grande sonho: "Sempre tive o sonho de me estabilizar, me tornar efetiva. E aí, surgiu a oportunidade do concurso. Eu fiz, passei e hoje eu fico muito feliz. Para mim, é uma felicidade realmente muito grande, isso mostra que vale a pena acreditar nos nossos sonhos e esforçar para conseguir aquilo que a gente almeja".
A cerimônia foi um marco que representa não apenas a realização dos sonhos dos novos servidores, mas também um avanço significativo na prestação de serviços públicos de qualidade à comunidade de Ouro Preto. Todos os aprovados serão chamados nos próximos meses, de acordo com a demanda prioritária do serviço público.
O evento contou com a participação da secretária adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Guerra, da gerente de Recursos Humanos, Leila Medeiros, do procurador-geral do Município, Diogo Ribeiro, do assessor especial Evando Xavier, além dos vereadores Renato Zoroastro, Vantuir Silva e Lilian França, bem como dos servidores e familiares dos empossados.
A cerimônia de posse representa um passo importante na busca pela eficiência, continuidade e melhoria dos serviços públicos em Ouro Preto, fortalecendo a capacidade da Prefeitura de atender às necessidades da sua vasta comunidade e promovendo a estabilidade e qualidade dos serviços públicos.