Ao menos 2,5 milhões de imóveis ficaram sem energia elétrica no estado após os temporais desta sexta-feira (3). Previsão é que abastecimento seja reestabelecido até terça-feira (7) na capital paulista. Caderno de provas Enem
Reprodução
A concessionária Enel afirmou neste sábado (4) que 308 escolas estão sendo monitoradas em São Paulo para garantir a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4).
Destas, 84 continuam sem energia elétrica por conta do temporal que atingiu várias cidades na tarde de sexta-feira (3). A concessionária se comprometeu a levar geradores para os locais de prova para essas unidades caso a situação não seja normalizada.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que abriu um gabinete de crise em contato com os ministérios das Relações Institucionais e da Educação para monitorar a situação das 308 escolas.
O Palácio dos Bandeirantes quer que os estudantes sejam comunicados com antecedência sobre eventuais mudanças, já que parte deles pode ter o dia alterado para a data da 2ª Chamada do INEP, caso a energia não seja restabelecida nessas áreas.
Estado sem energia
O estado de São Paulo teve ao menos 2,5 milhões de imóveis sem energia elétrica após os temporais de sexta-feira (3), segundo o governo paulista. A maior parte das residências sem luz, 84%, está na área de concessão da empresa Enel. A previsão é a de que o serviço seja totalmente retomado somente na terça-feira (7).
Em coletiva de imprensa realizada na tarde deste sábado (4), o diretor de operações da companhia, Vincenzo Ruotolo, afirmou que o reestabelecimento será priorizado nos locais de prova do Enem.
"Estamos atuando sem medir esforço. A prioridade de reestabelecimento visa recuperar primeiramente hospitais eletrodependentes, e estamos cuidando juntos também do evento importante que vai acontecer amanhã que é o Enem. Estamos cuidando das 308 escolas, temos mapeado o estado de alimentação de cada escola. Estamos fazendo tudo para que amanhã possa acontecer sem nenhum desserviço", disse Ruotolo.
LEIA TAMBÉM:
g1 fará a cobertura ao vivo e trará o gabarito extraoficial e a correção das questões
O que pode e o que não pode levar para a prova? Jogo testa se você está preparado
Candidatos prejudicados por locais de prova distantes poderão fazer o exame em dezembro
Transporte gratuito
Na cidade de São Paulo, as catracas dos ônibus, do metrô e dos trens vão ser liberadas pra todo mundo nos dias do ENEM
Reprodução/TV Globo
Passageiros do transporte público de São Paulo terão gratuidade em ônibus, metrô e trens nos dias 5 e 12 de novembro, durante a aplicação do exame.
A medida publicada pelo Governo de São Paulo em edição extra do Diário Oficial de quinta-feira (2) libera as catracas no Metrô, CPTM, ViaQuatro, Via Mobilidade e ônibus da EMTU.
A gratuidade será concedida entre 9h e 21h nos dois dias de provas, em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público metropolitano.
A Prefeitura de São Paulo também já havia anunciado gratuidade nos ônibus municipais da SPTrans para os mesmos dias e horários.
De acordo com a gestão municipal, a SPTrans irá monitorar a operação dos ônibus ao longo do domingo e reforçar a frota de algumas linhas que operam em trajetos que atendem locais de prova com grande movimentação de estudantes.