Minas Gerais Inovação & Tecnologia

Programa gratuito de aceleração vai selecionar 30 pequenos negócios de moda autoral da capital mineira

Para identificar e alavancar novas marcas mineiras que reúnam originalidade e potencial para expandir o mercado da moda, o Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte abre inscrições para o edital do programa Minas Moda Autoral.

Por Redação

06/12/2023 às 14:58:57 - Atualizado há

Para identificar e alavancar novas marcas mineiras que reúnam originalidade e potencial para expandir o mercado da moda, o Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte abre inscrições para o edital do programa Minas Moda Autoral. Trinta pequenos negócios da capital mineira – ligados aos segmentos de vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias – serão selecionados para participar do programa gratuito de aceleração em 2024. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de janeiro neste link.

Podem se inscrever empreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE) formalizados (com CNPJ) em Belo Horizonte e que atuam nos segmentos da moda autoral, que priorizam a originalidade, personalização e criatividade dos seus designs.

“Assim como na primeira edição do programa, realizada em 2022, os selecionados passarão por uma imersão em seu propósito inicial, percebendo a necessidade de reinventar seus negócios. Nosso objetivo é tornar os pequenos empreendimentos da moda autoral aptos para enfrentar os desafios atuais do setor, permitindo-lhes acessar novos mercados, construir uma identidade e um posicionamento da marca, compreender as necessidades do seu público-alvo, comunicar-se de forma eficaz com seus clientes, além de estimular a criatividade no processo de desenvolvimento de coleções e novos produtos”, afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Após a avaliação das informações do formulário e do material enviado para inscrição, os classificados farão um pitch de seus negócios – uma apresentação presencial rápida de 5 minutos – para uma banca de jurados, que vai escolher as 30 empresas aptas a participarem do programa. Os selecionados serão divulgados no dia 5 de fevereiro.

Para a secretária municipal adjunta de desenvolvimento econômico de Belo Horizonte, Chyara Sales Pereira, a intenção é transformar a capital mineira em um "celeiro" da moda autoral.

"O programa é o primeiro passo para uma 'resistência' à forma como a moda foi pensada durante tanto tempo, respeitando as diferenças e diversidades, que também se somam. A moda tem muitas faces e é um mercado gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico. Por isso, que nossa iniciativa vai além da moda industrial, feita em alta escala, queremos dar oportunidade para potencializar os pequenos negócios da cidade que investem em produtos exclusivos e que destacam toda a nossa mineiridade", enfatiza Chyara Pereira.

Programação

Durante quatro meses de aceleração – fevereiro a junho de 2024 -, o programa Minas Moda Autoral oferece workshop, mentorias coletivas e consultorias individuais on-line e presenciais, com carga horária de 56 horas por empresa.

As capacitações serão divididas em quatro etapas. A primeira delas será sobre o processo criativo de moda, voltado para o desenvolvimento da criatividade, habilidades manuais, descoberta de estilos e talentos pessoais, além da capacidade de pesquisa. Na próxima fase de criação, os participantes serão estimulados a desenvolver novos produtos de uma coleção baseada em pontos estratégicos para comercialização, análise de dados, viabilidade produtiva e direcionamento da identidade estética.

Já na terceira etapa do programa, serão apresentadas estratégias de comunicação e posicionamento da marca, potencializando a identidade da empresa, a geração de valor e o relacionamento com os clientes em diferentes canais. Por último, mas não menos importante, será feito um mapeamento e gestão das atividades do processo de desenvolvimento de produtos, análise sobre a conformidade da proposta de valor oferecida ao mercado, além da adequação da oferta para o consumidor.

Integra Moda

O programa Minas Moda Autoral compõe a estratégia estadual do Sebrae Minas para o segmento: o Integra Moda. A iniciativa é direcionada para as expertises de diferentes segmentos da moda, com o objetivo de fomentar o setor no estado e fortalecer os polos produtivos, por meio de inteligência de dados, melhoria na gestão dos pequenos negócios e incentivo a políticas públicas que beneficiem o setor, afirmando Minas Gerais como "Estado da Moda" e rota de comércio.

"Nesse trabalho, o papel do Sebrae Minas é entender o movimento do segmento e da sociedade e apresentar aos pequenos empresários o que há de mais novo em tendências, mercado, gestão, marketing, entre outros temas. Para alcançar esse objetivo, é preciso construir com parceiros, como a Prefeitura de Belo Horizonte, programas direcionados para modalidades do segmento, respeitando e ativando as vocações locais", justifica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

-

Edital Programa Minas Moda Autoral 2024

Inscrições gratuitas até dia 21 de janeiro pelo https://prefeitura.pbh.gov.br/desenvolvimento/minas-moda-autoral

Divulgação da primeira etapa de classificação: 24 de janeiro

Realização da banca julgadora presencial: 30 e 31 de janeiro

Anúncio dos selecionados: 5 de fevereiro

Programação de atividades: de fevereiro a junho de 2024

-

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271 / 9278

[email protected]

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias