O lançamento da Marca de Patos de Minas, a Feira de Educação Empreendedora e Cooperativismo, e o 18º Congresso Mineiro de Inovação e Empreendedorismo (Comine) foram algumas das iniciativas realizadas durante a Semana Global de Empreendedorismo (SGE), em novembro, em Patos de Minas. Ao todo, 513 atividades colocaram a cidade do Alto Paranaíba na liderança do ranking nacional como o município que mais promoveu ações no período.
Coordenada pelo Sebrae no Brasil, a SGE é um movimento mundial que estimula o empreendedorismo e fomenta o desenvolvimento econômico e social. Por meio de um movimento chamado "Hard Patos, o município mobilizou 42 instituições, além de realizar palestras, oficinas, encontros, feiras, workshops, meetups, hackatons, entre outros.
"Das mais de 4,8 mil atividades em Minas Gerais, Patos de Minas foi responsável por 11% de todas as ações realizadas, consolidando a cidade como referência regional em empreendedorismo e inovação, com projeção para todo o território nacional", avalia a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.
Para o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Fernando Dias da Silva, o número expressivo de atividades mostra que a cidade está trilhando com sucesso o caminho da cultura empreendedora. "Ao longo dos últimos dez anos, com apoio do Sebrae, iniciou-se um movimento de pessoas e entidades em prol do desenvolvimento e da massificação da cultura empreendedora em Patos de Minas. Além da série de ações no mês de novembro, tivemos o engajamento dos mais diversos setores da sociedade, mostrando que esse movimento será cada vez maior", destaca.
Entre outras instituições, a Semana Global do Empreendedorismo em Patos de Minas contou com o apoio da Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas (Adesp), CDL, Sindicomércio, Acipatos, Sindicato dos Produtores Rurais, Fiemg, Emater-MG, Sicoob Credicopa, Sicoob Credipatos, Unipam, Fepam, Expocaccer, UFU, Sindhorb, Coopatos Prefeitura e Câmara Municipal.
Posicionamento
Com o objetivo de posicionar a cidade como lugar economicamente atraente para se investir e morar, foi lançada, durante a SGE, a Marca Patos. A criação da identidade visual (logomarca) e do slogan "Aqui é sempre mais" faz parte do projeto de place branding (ou marca-território), que busca reforçar a economia local, promover a competitividade, atrair investimentos e gerar maior senso de pertencimento da população. A ideia é cada vez mais posicionar Patos de Minas como uma cidade próspera, em especial, pela sua liderança regional, hospitalidade e inovação nas cadeias produtivas.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Henrique Ulhoa – (31) 99445-2460 | (38) 99100-8640
henrique@prefacio.com.br