Uma comitiva composta por representantes do Sebrae Minas, Governo de Minas Gerais, Sebrae Nacional e representantes de entidades públicas e privadas de Araguari e Uberlândia conheceu a estrutura da Operação Acolhida, em Roraima, a convite da Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU que atua no enfrentamento dos desafios relacionados a migrações humanas.
Durante a visita, a comitiva conheceu a estrutura de abrigos, alojamentos, postos de recepção e locais de apoio aos venezuelanos. Além disso, os representantes das instituições tiveram acesso às estratégias de interiorização, cujo início ocorreu em abril de 2018 e que consiste na realocação voluntária, segura, ordenada e gratuita de refugiados e migrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade.
"Podemos utilizar a mão de obra do migrante para ocupar espaços nas empresas e, com isso, desenvolver nossa região. Vamos estabelecer governanças locais e implantar o Projeto Oportunidades, que pretende amenizar os impactos sociais que a migração pode causar nas comunidades, com o apoio de governanças locais, como o Governo do Estado e a Fiemg “, explica o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Brito.
Segundo dados do Painel da Interiorização, Araguari é a terceira cidade mineira que mais acolheu migrantes, ficando atrás apenas de Belo Horizonte e Juiz de Fora. O painel é uma iniciativa conjunta do Ministério da Cidadania, OIM e Acnur.
"A parceria entre a OIM e o Sebrae Minas representa um compromisso conjunto para a inclusão das pessoas migrantes no estado, visando ao empreendedorismo e à geração de renda. A migração é um motor do desenvolvimento sustentável e um elemento essencial para atingirmos as metas da agenda 2030", ressaltou a coordenadora de projetos da OIM em Minas Gerais, Juliana Rocha.
Também participaram da comitiva à Pacaraima representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Araguari e Uberlândia, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Araguari, Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Lions Uberlândia, Núcleo das Relações Humanas de Araguari, Ong Taare (Trabalho de Apoio a Migrantes Internacionais), Prefeitura de Araguari, Projeto Refugiados Udi e Sindicato da Industria do Vestuário de Uberlândia (Sindivestu).
Integração
O Projeto Oportunidades – Integração no Brasil, implementado pela OIM em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), tem como objetivo apoiar a integração socioeconômica de pessoas migrantes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa possui quatro eixos de intervenção: empregabilidade, setor privado, setor público e inclusão social, com foco em jovens, mulheres, indígenas e economia verde.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Vanessa Braga – (34) 99903 8603