Jovem de 21 anos diz que estudou para as provas em casa. Em Sergipe, três candidatos alcançaram a nota. Sergipano tirou nota mil na redação do Enem 2023
Arquivo Pessoal
O sergipano, Paulo Henrique, de 21 anos, foi um dos três representantes do estado que alcançaram a nota mil na redação do Enem 2023. Em Sergipe, três candidatos tiraram a nota máxima e em todo o país foram 60 pessoas.
? Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp
Com uma rotina de estudos criada por ele mesmo, após concluir o ensino médio na rede pública em 2019, Paulo disse que conseguiu conciliar o foco no Enem e o trabalho até o mês de julho. "Depois desse período eu fiquei só estudando", disse.
Sonhando em cursar medicina ele contou que se dedicou às matérias de exatas, mas não se descuidou da redação.
"Para exatas eu fiz cursos na Internet, e para a redação eu estudei por conta própria e foquei nos detalhes: gramática, crase e vírgula. Acho que isso fez a diferença".
Para Paulo, que nasceu em Itabaiana e mora em Aracaju, a nota mil também reflete em uma conquista familiar. "Na minha família, somente um tio passou para uma universidade e está cursando educação física. Agora estou perto de ser a segunda pessoa".
Foi durante a coletiva de divulgação do resultado, que ele fez a consulta e descobriu a nota mil: "minha mãe, antes do natal, já tinha me dito que eu tiraria nota mil. Foi uma surpresa quando descori que ela estava certa", contou.
Otimista, ele falou que está aguardando as notas de corte para traçar os novos passos. "Estou esperançoso, a medicina sempre foi um desejo muito além da minha realidade. Por ser um curso caro e que exigia um investimento maior", finalizou.
Sergipana desistiu de doutorado para tentar medicina
Leia também:
Sergipana que tirou nota mil na redação diz que estudou nas horas vagas do trabalho
Três candidatos de Sergipe tiraram nota mil na redação
Enem