Estudantes do Ensino Médio, Técnico, profissionalizante e superior dos estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe podem se inscrever gratuitamente para o Desafio Jovem Empreendedor 2024.
Estudantes do Ensino Médio, Técnico, profissionalizante e superior dos estados de Minas Gerais, Bahia e Sergipe podem se inscrever gratuitamente para o Desafio Jovem Empreendedor 2024. A competição é um jogo virtual, de caráter educacional, que simula o dia a dia de uma empresa, permitindo que os jovens vivenciem uma experiência digital de aprendizagem e desenvolvam competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Os interessados podem se inscrever até 15 de março pelo site.
Em 2024, o tema do desafio será Economia Criativa – a Indústria Audiovisual, setor que desempenha um papel importante no Brasil, não apenas como uma fonte de entretenimento, mas também como um veículo poderoso para expressar e preservar a rica identidade cultural do país. As equipes deverão produzir um curta-metragem, com elaboração da criação do roteiro, storyboard, gravação, edição do vídeo e apresentação de um pitch do filme para uma banca de jurados especialistas na área.
As equipes serão formadas por no mínimo dois ou no máximo três estudantes e um professor mentor conforme o nível em que estão matriculados nas mesmas instituições de ensino. De acordo com o regulamento, um dos integrantes da equipe será definido como líder, que terá a incumbência de indicar o mentor até o final da primeira fase da competição.
O desafio terá quatro fases, divididas em duas etapas – uma estadual (virtual) e outra nacional (presencial). A disputa utiliza um software de gerenciamento que avalia as decisões das equipes em ambientes que simulam o funcionamento do mercado. As ações serão avaliadas em relação aos concorrentes, o que resultará em uma pontuação para as equipes até o fim de cada rodada. Em seguida, será somada a pontuação das atividades, chamadas de missão. Ao fim de cada fase, o acumulado de pontos será determinante para a geração do ranking.
"Ao proporcionar o acesso às experiências práticas e educacionais na produção audiovisual, o desafio estimula os jovens a contar suas próprias histórias, preservar tradições e contribuir para nossa diversidade cultural. Investir no desenvolvimento dessas habilidades não apenas impulsiona a indústria, mas também nutre uma geração de talentos capazes de perpetuar e enriquecer a produção brasileira por meio das lentes da criatividade e da inovação", ressalta a gerente da Unidade de Educação Empreendedora (UEDE) do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.
Premiação
O Desafio Jovem Empreendedor 2024 é promovido pelo Sebrae Minas, Sebrae BA, Sebrae SE e Sebrae Nacional em parceria com a empresa Inova GS. Esta é a quinta edição do desafio. Em 2023, 1.213 equipes de Minas Gerais e Pernambuco participaram da competição.
Os finalistas na etapa estadual serão conhecidos em 5 de maio, enquanto a fase nacional está prevista para os dias 14 a 17, na Bahia. Os vencedores vão ganhar troféus, medalhas, certificado e premiações e viagens nacionais que serão divulgadas posteriormente. "Por meio da competição, incentivaremos os participantes a desenvolverem habilidades interpessoais, interpretar informações, desenvolver relatórios econômicos, financeiros e de mercado, além de proporcionar um aprendizado prático, dinâmico e motivante. A partir disso, eles podem enxergar as consequências de suas decisões, assumindo riscos, e assimilar erros com facilidade, evitando que eles ocorram novamente em uma situação real", explica Fabiana.
-
Desafio Jovem Empreendedor 2024
Inscrições gratuitas até 15 de março
Edital e inscrições: desafiojovemempreendedor.com.br
-
Assessoria de imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9271/9275/9139