Minas Gerais Cultura Empreendedora

Minas Gerais é destaque nacional na atuação em Educação Empreendedora em 2023

O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), iniciativa do Sebrae com o intuito de promover ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros nas redes pública e privada de ensino, completou em 2023 sua primeira década de existência.

Por Redação

09/02/2024 às 16:35:37 - Atualizado há

Minas Gerais foi um dos estados pioneiros na implantação da Educação Empreendedora com a inauguração da Escola do Sebrae em 1994, em Belo Horizonte. E desde 2017, sedia o Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER).

Cerca de 800 municípios já foram contemplados com as ações do PNEE em Minas. A iniciativa abrange diferentes níveis da educação formal (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior) desenvolvendo pesquisas, estudos, ferramentas, cursos e eventos para formar e municiar educadores, alunos e gestores na temática da Educação Empreendedora.

A metodologia do PNEE está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo reconhecido pelo Ministério da Educação. Ele define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

"Por meio das ações do programa, ajudamos a fortalecer a formação de educadores inovadores e de um ambiente mais atrativo para sensibilizar novos estudantes e professores, aumentando o engajamento e o aproveitamento escolar. Ainda que existam muitos desafios, o intuito é promover uma cultura empreendedora cada vez extensa e inclusiva", reforça Marcelo Silva.

Projeto de destaque em Minas Gerais

Um dos projetos mais abrangentes para difundir a Educação Empreendedora é o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), projeto social da Escola do Sebrae, que nasceu há 13 anos, antes mesmo da configuração do atual modelo do PNEE. A iniciativa tem o propósito de oferecer aos egressos e estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino acesso à formação empreendedora – por meio de Cursos Técnicos de Administração – e uma vivência prática do mundo dos negócios.

Desde 2010, o projeto contribuiu para a formação de mais de 2,5 mil Técnicos em Administração em 95 turmas, além de conceder quase 700 certificações intermediárias. Por meio de uma metodologia de projetos que alia teoria e prática, os alunos são instigados a aprimorar habilidades e competências empreendedoras e de gestão, fortalecendo características essenciais como autonomia, proatividade e consciência social.

-

Minas Gerais em números

Estudantes

Meta: 190 mil atendimentos

Total realizado: 640.380

337,04% a mais que o previsto

-

Professores

Meta: 35 mil

Total realizado: 58.250

166,43% a mais do que o previsto

-

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

[email protected]

(31) 3379-9275/9276/9139

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias