Educação

SP tem 57% de professores não concursados na rede estadual de ensino, aponta Censo Escolar 2023

.

Por Redação

22/02/2024 às 15:58:18 - Atualizado há
Levantamento anual traz dados sobre as escolas, os professores, os gestores e os alunos das redes pública e privada do Brasil. Secretaria Estadual de Educação diz que desde o período de coleta das informações, docentes concursados se tornaram maioria no estado. Alunos de escola estadual de SP

Kalel Rodrigues de Souza/Arquivo pessoal

A rede estadual de ensino de São Paulo é composta, em sua maioria, por professores temporários, não concursados. De acordo com o Censo Escolar 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (22), eles representam 57,1% dos docentes do estado.

Em comparação, a categoria representa 81% dos professores de Minas Gerais. Já no Rio de Janeiro, estado com maior percentual de docentes concursados no país, os temporários são cerca de 5%.

O Censo é um levantamento anual realizado pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ele traz dados sobre as escolas, os professores, os gestores e os alunos das redes pública e privada do Brasil. Em 2023, os dados foram coletados entre os meses de maio e julho.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), desde o período de coleta das informações, o quadro sofreu uma alteração e os professores concursados passaram a representar 52% do total da rede, enquanto o número de temporários caiu para 48%.

Concursados em fev/24: 164 mil professores

Temporários em fev/24: 149 mil professores

Ainda de acordo com a Seduc, 15 mil professores concursados serão contratados no segundo semestre de 2024, visando tornar a categoria 60% dos docentes do estado.

Outros dados do Censo

O levantamento apresentado nesta quinta mostrou ainda que 500 mil alunos deixaram o ensino público em 2023. Enquanto isso, a rede pública ganhou 423 mil estudantes.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, a situação pode estar relacionada à retomada econômica do país após os períodos mais severos da pandemia.

São Paulo também foi apontado como um dos estados com menos taxa de distorção idade-série, com 5,9%. Ou seja, 94,1% dos estudantes estão na série adequada para suas faixas etárias ou então com atraso de menos de dois anos.
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias