Dados do ensino médio fazem parte do Censo Escolar divulgado pelo Inep e mostram que a infraestrutura da rede pública, que já era deficitária, piorou nos últimos anos. Em Campinas, 23,7% das escolas estaduais possuem laboratórios de ciências
O número de escolas da rede pública de ensino médio com laboratórios de ciência em Campinas (SP) caiu de 38,6% para 23,7% no últimos quatro anos, segundo dados do Censo Escolar, principal retrato da educação brasileira. Houve queda também nas estruturas do ensino fundamental - veja gráfico abaixo.
A piora no cenário, destacam especialistas, mostram defasagem de uma infraestrutura já deficitária na rede pública.
A professora Marina Prata Vieira ressalta a importância do laboratório no processo de aprendizagem. "O encantamento se dá quando sai da sala de aula, de algo muito abstrato, para o visual. Visualizar na prática o que se vê na sala de aula, dá um incentivo para o estudo", defende.
Ângela Fátima Soligo, da Faculdade de Educação da Unicamp, destaca que a falta de infraestrutura e espaços adequados para o estudo, afetam o desenvolvimento dos estudantes.
"O laboratório representa esse espaço da ciência, do 'eu posso fazer', 'eu consigo entender'. É fundamental que os alunos saibam que podem ser cientistas."
Procurada para comentar os dados, a Secretaria de Estado da Educação disse que as escolas estaduais contam, em sua maioria, com espaços multiuso com características de laboratórios. A pasta, no entanto, não deu detalhes de quais seriam essas características.
Já a prefeitura de Campinas, que possui unidades de ensino fundamental na rede municipal, afirmou que as escolas que não possuem laboratório físico, contam com uma unidade móvel, que possui uma bancada para experimentos que podem ser transportadas pelos professores para as salas de aula.
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