Mariana Água

Blitz educativa marca início da Semana da Água em Mariana

Por Redação

20/03/2024 às 06:16:19 - Atualizado há

Para marcar o início da Semana da Água, a Prefeitura de Mariana, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Guarda Civil Ambiental e da Polícia Militar de Meio Ambiente, promoveu uma blitz educativa na última segunda-feira (18). O evento teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação e do uso consciente da água, um recurso vital para a vida no planeta.

A atividade ocorreu na movimentada Praça Juscelino Kubitschek, localizada no coração do Centro de Mariana. Durante a blitz, equipes compostas por agentes ambientais abordaram pedestres e motoristas, distribuindo materiais informativos e conscientizando sobre a necessidade de práticas sustentáveis em relação ao consumo de água e ao descarte correto de resíduos sólidos.

Entre os materiais distribuídos estavam os chamados "lixocares", pequenas bolsas portáteis para armazenamento de lixo, que visam alertar os cidadãos sobre a importância de não descartar resíduos de forma inadequada, contribuindo assim para a preservação dos recursos hídricos. Além disso, uma cartilha educativa foi entregue aos participantes, fornecendo informações sobre medidas para redução do consumo de água e incentivando a multiplicação de ações sustentáveis no dia a dia.

O secretário de Meio Ambiente, Anderson Aguilar, destacou a relevância da Semana da Água como um momento de reflexão e conscientização coletiva: "Parece pouco relevante uma semana dedicada à água, mas desperta sobre a nossa responsabilidade para com esse líquido tão precioso". Aguilar ressaltou a necessidade de engajamento da sociedade na preservação dos recursos naturais, especialmente da água, diante dos desafios enfrentados pela crescente demanda e pelas ameaças à qualidade dos mananciais.

Após o sucesso da blitz educativa, a programação da Semana da Água seguirá com uma série de atividades planejadas para envolver diferentes segmentos da comunidade marianense. Estão previstas oficinas e atividades lúdicas em escolas dos distritos de Santa Rita Durão, Barroca, Camargos e Monsenhor Horta, buscando conscientizar também as crianças e jovens sobre a importância da conservação ambiental.

Na sexta-feira (22), o Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães sediará uma exposição temática sobre a água, aberta ao público em geral. A exposição visa proporcionar uma experiência interativa e educativa, explorando diversos aspectos relacionados à importância da água para a vida no planeta e destacando iniciativas locais e globais de preservação e conservação dos recursos hídricos.

No sábado, em parceria com a Secretaria de Esporte, acontecerá a edição especial do Trekking Mariana, um evento de caminhada ecológica que terá como destino a deslumbrante Cachoeira da Serrinha. O trekking proporcionará aos participantes uma oportunidade única de entrar em contato direto com a natureza, enquanto refletem sobre a importância da água e da conservação dos ecossistemas aquáticos.

Dessa forma, a Semana da Água em Mariana busca não apenas conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, mas também promover ações concretas e engajamento comunitário na construção de um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras.

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias