Educação

Professora com transtorno do espectro autista usa experiência de vida para ensinar sobre diversidade no DF

.

Por Redação

28/03/2024 às 15:01:34 - Atualizado há
Sara Borges desenvolveu a fala aos 10 anos. Hoje, aos 37, usa voz para ensinar alunos da rede pública da capital. Professora com transtorno do aspectro autista usa experiência de vida para ensinar no DF

Sara Borges desenvolveu a fala aos 10 anos por causa do autismo nível 2 — em uma escala que vai de 1 a 3. Atualmente, aos 37 anos, ela usa a voz para ensinar alunos da rede pública do Distrito Federal.

? Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.

"Quando eu era criança era difícil me comunicar com as pessoas, falar o que eu sinto. Eu sofria muito bullying na escola e não tinha empatia. Eu pensava 'quando eu crescer, quero ser professora porque eu quero mudar essa realidade'", conta Sara.

Esse é o primeiro emprego da Sara, aprovada para o concurso de professora da Secretaria de Educação. Além do conteúdo programado, ela aproveita a influência dentro de sala para ensinar sobre tolerância, diversidade e respeito às diferenças.

Sara Borges é professora da rede pública de educação do DF

TV Globo/Reprodução

No início do mês de março, na semana de conscientização e promoção da educação inclusiva, a professora preparou atividades para que os alunos vivenciassem na pele como é ter algum tipo de deficiência (saiba mais no vídeo acima). Os alunos aprovaram.

"A maioria do que a gente faz dentro da sala de aula, a gente faz com muitas brincadeiras. Diferente de todas as professoras, ela presta mais atenção em nós, faz aulas mais divertidas", afirma Marina Sofia, de 9 anos.

"Ela é muito divertida. Faz um monte de experimentos e umas aulas muito divertidas", concorda Isaac Alves, também de 9 anos.

A coordenadora da Escola Classe da Asa Sul, no centro de Brasília, Jeane Lima, diz que os ensinamentos de Sara vão além da sala de aula.

"A gente poder ver onde a Sara chegou é um exemplo para nós, para os pais da escola e para os professores. A Sara é incrível. Ela consegue ter um domínio de turma, acessar o coração das crianças. Isso, em uma sala de aula, é super importante", diz Jeane.

Sara não está sozinha nessa jornada pela diversidade. Segundo a Secretaria de Educação, na rede pública são mais de 30 mil alunos com deficiência. Desse total, são quase 9 mil com transtorno de espectro autista.

LEIA TAMBÉM:

DENÚNCIA: escola particular do DF se nega a matricular novos alunos autistas, dizem pais

DIAGNÓSTICO: saiba como identificar espectro em crianças

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Fonte: G1
Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias