Minas Gerais Cultura Empreendedora

Delas Feito a Mãos é uma das novidades do Sebrae Delas em Itabira

Conectar mulheres que desejam investir em seu potencial empreendedor, incentivando-as a começar ou alavancar seu próprio negócio.

Por Redação

01/04/2024 às 11:34:28 - Atualizado há

Conectar mulheres que desejam investir em seu potencial empreendedor, incentivando-as a começar ou alavancar seu próprio negócio. Esse é o objetivo do Sebrae Delas – iniciativa do Sebrae Minas que visa apoiar, estimular e fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres.

Em Itabira, as ações do programa tiveram início em 2023 e, devido à ampla adesão e sucesso das capacitações, a entidade está investindo em novos grupos para este ano, com apoio da Prefeitura e do Sicredi. Estão programados o Delas 2024, mulher de negócio – para empreendedoras de diversas áreas -; o Delas Feito a Mãos – exclusivo para artesãs; e a continuidade do grupo que teve início no ano passado, por meio do Delas 2.0.

Para adequar a programação às expectativas e necessidades das empreendedoras de Itabira, foi realizado, no início de 2024, um diagnóstico que identificou os maiores desafios enfrentados nos seus negócios. Entre as questões mais citadas estão: crescimento pessoal; independência financeira; gestão eficiente do tempo e da empresa; e lucratividade.

Diante deste cenário, o Sebrae Minas e parceiros construíram capacitações, oficinas, palestras, consultorias e workshops com essa temática. As interessadas em participar das ações do programa Sebrae Delas, em Itabira, podem ligar no (31) 3830-3340, ou ir até a Agência de Atendimento da entidade, que fica na avenida Duque de Caxias, 1315 – 06, bairro Esplanada da Estação.

Delas 2024

As atividades irão envolver discussões que despertam nas participantes a razão de existir do negócio, e o autoconhecimento. Também serão realizadas oficinas sobre modelagem de negócio (quem eu sou e pra quem eu vendo); e empoderamento (autoconhecimento, autovalorização, entender seu papel e seu valor no mundo para combater o medo); marketing digital; e imagem pessoal. As empreendedoras ainda vão participar do curso Líder Coach, para aprender a delegar funções e trabalhar em equipe, e vão receber consultorias individuais sobre finanças, gestão de pessoas e marketing.

Delas Feito a Mãos

O município de Itabira será o primeiro do estado a receber o programa com ações exclusivas para empreendedoras que estão no mercado de artesanato. O Sebrae Minas atua no segmento artesanal há mais de 20 anos, com o objetivo de desenvolver o artesanato como atividade econômica sustentável, capaz de gerar renda e ocupação.

Além das capacitações voltadas para a gestão do negócio tradicional, serão promovidas atividades específicas para o setor, como as oficinas "Meu negócio feito a mãos", que vai abordar: Negócios Criativos – Eu criativo: O que faço? Como faço? Para qual público? "Meu produto Feito a mãos – design", que vai apresentar conceitos básicos de design na composição dos produtos; "Mercado", sobre a comunicação do produto e da marca, boas práticas de comercialização dos produtos artesanais; dicas de fotografia pelo celular; e inserção em novos mercados.

Sobre o Sebrae Delas

Criado em 2018, o programa Sebrae Delas já capacitou mais de cinco mil mulheres empreendedoras de norte a sul do estado por meio da oferta de palestras, encontros, workshops e eventos empresariais. A iniciativa busca entender as especificidades da jornada empreendedora e as oportunidades de crescimento das mulheres em cada setor ou atividade.

O programa também prevê mapeamento e identificação de entidades e organizações de apoio ao empreendedorismo feminino para a criação de uma rede destinada a propor e validar uma agenda voltada especificamente para empreendedoras em encontros agendados periodicamente.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço

Flávia Ferraz – [email protected]

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias