Minas Gerais Cultura Empreendedora

Pecuaristas de Guanhães e Virginópolis participam de missões técnicas promovidas pelo Sebrae Minas

Em busca de conhecimento, tecnologias e ferramentas para otimizar a produção leiteira, pecuaristas das cidades de Guanhães e Virginópolis, no Vale do Rio Doce, vão participar de duas missões técnicas para eventos renomados do setor, nos meses de abril e maio.

Por Redação

02/04/2024 às 15:04:31 - Atualizado há

Em busca de conhecimento, tecnologias e ferramentas para otimizar a produção leiteira, pecuaristas das cidades de Guanhães e Virginópolis, no Vale do Rio Doce, vão participar de duas missões técnicas para eventos renomados do setor, nos meses de abril e maio. A iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas, com apoio da Cooperativa Regional de Produtores Rurais do Centro Nordeste Mineiro (Coopercentro), e da Cooperativa dos Produtores Rurais de Virginópolis (Cooprovi).

A comitiva é formada por 90 pecuaristas que participam dos programas Sebraetec FIV, que oferece consultorias subsidiadas para melhoramento genético do rebanho com técnica de fertilização in vitro (FIV), e do Educampo, plataforma que conecta produtores rurais a uma verdadeira rede de compartilhamento de informações e conhecimentos, favorecendo o aumento da produção, competitividade e rentabilidade dos negócios rurais.

“Além do apoio gerencial que oferecemos no dia a dia do negócio, queremos ampliar os horizontes dos produtores da região, mostrando na prática iniciativas e tecnologias avançadas que podem ser fundamentais para a sustentabilidade da produção e para a geração de bons resultados", explica o analista do Sebrae Minas Claudinei Gomes.

Os cooperados da Coopercentro estarão, no dia 30 de abril, na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), conhecida como uma das feiras líderes em tecnologia agrícola. Os produtores terão acesso ao lançamento de novos equipamentos, práticas de manejo do solo, nutrição animal, tecnologias de irrigação e ferramentas essenciais para ampliar a produtividade dos negócios do campo.

"Iniciativas como estas nos fazem abrir a mente e enxergar novas possibilidades para nos tornarmos mais competitivos. Além disso, nos estimula a demandar novas soluções aos prestadores de serviço da nossa região, provocando o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva", afirma o presidente da Coopercentro, Ênio Caldeira.

Já os produtores associados à Cooprovi visitarão Uberaba, no Triângulo Mineiro. Eles irão conhecer a Agrishow, a ExpoZebu e a Central de Genética Bovina ABS para facilitar o acesso às mais recentes técnicas de melhoramento genético e manejo de rebanho do país. Eles ainda participarão da visita à Fazenda Roda D’Água, em Formiga, no Centro-Oeste mineiro, referência na aplicação de práticas inovadoras no manejo leiteiro. "Além de possibilitar a troca de experiência, a missão permite nos inteirar sobre as novas oportunidades da pecuária leiteira, das quais podem ser extraídas lições e aprendizados aplicáveis à realidade da nossa região", destaca o presidente da Cooprovi, Alekes Leão.

Os interessados em participar de novas edições do Sebraetec FIV e do Educampo, na região do Vale do Rio Doce, devem entrar em contato no telefone (33) 9 9966-6588.

Sobre o Sebraetec FIV

A sigla FIV é referente ao processo de fertilização in vitro de bovinos, no qual o óvulo de uma vaca é fecundado em laboratório, o que leva a acelerar o melhoramento genético do rebanho, o aproveitamento das fêmeas mais novas ou mais velhas, que não suportariam uma gestação natural, e o nascimento de animais com qualidade superior.

Além de promover o melhoramento genético contínuo, esta ação beneficia diretamente a economia local e os ganhos dos produtores. Na região de Virginópolis, a iniciativa teve início em 2023, com a transferência de 130 embriões para 12 produtores. Para este ano, serão realizadas 210 transferências para 20 produtores, sendo 90 delas de genética Holandês PO, e 120 para Girolando ½ sangue.

Já na região de Guanhães, já houve 441 transferências de embrião entre 2021 a 2023 por meio do Sebraetec FIV. Para este ano, estão previstas 100 transferências de genética ½ sangue Girolando para 12 produtores. O programa resultou em 541 prenhezes e embriões.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Flávia Ferraz – (31) 3379-9275 / 9271 / 9276

[email protected]

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias