O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, fez uma visita aos estudantes do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), da Escola Técnica de Santa Maria, no Distrito Federal. O projeto surgiu em Minas Gerais há 14 anos, por meio da Escola do Sebrae, e já conta com unidades em Araxá, Uberaba, Ibirité, Itabirito, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Belo Horizonte, Brumadinho, Contagem, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Vespasiano, Itabira, Patos de Minas, Brasília (DF), Toledo (RS) e Porto Alegre (RS).
Além de conhecer a metodologia do NEJ, o presidente do Sebrae Nacional lançou a etapa distrital do Desafio Liga Jovem, que visa estimular ideias inovadoras capazes de apresentar soluções relevantes para a sociedade, escolas e o próprio país.
Desde 2020, o governo local desenvolve ações conjuntas para estimular a educação empreendedora. "Temos uma construção extraordinária produzida no alcance do espírito empreendedor, da capacitação e construção do que é fundamental que quem empreender, garantindo um ambiente saudável para produzir sua criatividade e transformá-la em renda", explica Décio Lima.
A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Minas, Fabiana Pinho, diz que o NEJ oferece muito além de uma formação empreendedora para os estudantes. "O projeto estimula o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, essenciais para o mercado de trabalho e para a vida. O objetivo é que o jovem se torne protagonista da sua própria história, capaz de transformar sua realidade e a comunidade em que está inserido", afirma.
A Escola Técnica de Santa Maria foi inaugurada em agosto do ano passado em parceria com o Sebrae no DF e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e contempla estudantes da educação profissional da rede pública. "O Sebrae acredita que por meio de parcerias como essa, entre o sistema Sebrae e governos locais, podemos ter uma educação transformadora no Brasil", destaca a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha.
A metodologia
Por meio de uma metodologia que alia teoria e prática, os estudantes do NEJ são instigados a aprimorar habilidades e competências empreendedoras e de gestão, fortalecendo características essenciais como autonomia, proatividade e consciência social. O intuito é transformar os estudantes em empreendedores e protagonistas preparados para os desafios da vida e do mercado de trabalho. Desde 2010, o projeto contribuiu para a formação de mais de 2,8 mil Técnicos em Administração.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
imprensa@sebraemg.com.br
(31) 3379-9139/9275/9279