Vídeo de Carliene Gerald, de Volta Redonda, foi publicado em 15 de abril e já tem mais de 20 milhões de visualizações. Professora conta que a ideia é facilitar o aprendizado dos alunos. Professora da rede pública viraliza ensinando pontuação para alunos com música
Uma professora da rede pública de Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro, viralizou nas redes sociais ao mostrar como ensina pontuação através da música para os seus alunos do 3° ano do ensino fundamental. O vídeo, publicado no Instagram no dia 15 de abril, já soma mais de 20 milhões de visualizações (veja acima).
Carliene Gerald tem 29 anos e é professora há mais de uma década. Desde 2021, ela dá aula na Escola Municipal Fernando de Noronha, no bairro Vila Brasília.
A ideia de juntar música e educação vem de muito tempo, quando a professora ainda cursava magistério.
"Eram muitos conteúdos. Eu já transformava os conteúdos em música e eu aprendia com maior facilidade. Na hora de realizar as provas, era mais fácil", explicou.
Na escola em que trabalha, antes de assumir o ensino fundamental, passou pela educação infantil. E a música sempre esteve presente.
Carliene Gerald
Arquivo pessoal
"Desde a educação infantil, eu já canto com as crianças. Quando eu vim para o fundamental, eu vim com esse hábito. Eu resolvi permanecer com esse jeito de cantar com as crianças, essa relação mais afetiva com as crianças", explicou Carliene.
A professora está com a mesma turma há três anos. Desde o 1° ano do fundamental, quando passou a dar aula para os alunos, continuou usando a música como ferramenta de aprendizado. Como deu certo, optou por manter a didática.
"Eu comecei a perceber que eles começaram a gostar muito dessas musiquinhas. Acompanhei essa turminha do primeiro ano para o segundo, permanecemos assim, do segundo para o terceiro, permanecemos também com as músicas. Chega no terceiro ano o conteúdo fica um pouco mais complexo e é assim: do primeiro para o segundo o conteúdo vai aumentando e do segundo para o terceiro é a mesma coisa, já entendendo que, afinal, é o fim do ciclo da alfabetização", explicou ela.
Carliene afirmou que a ideia principal não é apenas cantar, e sim passar "um momento lúdico onde as crianças possam memorizar o conteúdo com mais facilidade".
"Eu sempre canto as músicas com gestos. Não são músicas isoladas. Sempre tem gestos, sempre tem muita brincadeira. Para que quando a criança se lembre daquele conteúdo, ela se lembre daquela música que era uma música legal, uma música alegre. E além de facilitar a memorização, a música tem esse poder, a melodia tem esse poder", comentou.
"Às vezes, a gente passa num lugar, escuta uma musiquinha e aquilo fica gravado na nossa cabeça. Com as crianças, é a mesma coisa. Eles escutam tanta coisa, né, tantas músicas, e aí eu achei que tava dando certo. Deu certo trazer esses conteúdos que são um pouco mais complexos não só da língua portuguesa, mas também de outras matérias, como ciências, histórias e geografia", completou.
Carliene Gerald
Arquivo pessoal
Repercussão
Com mais de 20 milhões de visualizações e mais de 1 milhão de curtidas, o vídeo de Carliene chegou à atriz Nanda Costa, que a definiu como "maravilhosa".
O post tem ainda outros milhares de comentários elogiando a didática da professora. Ela afirmou que não esperava toda essa repercussão.
"Eu não acreditei. Foi um susto, porque o meu número de seguidores cresceu muito. Quando eu postei o vídeo tinha 26 mil seguidores. Em dois dias, eu já tinha batido mais de 150", afirmou ela.
O número só foi subindo. No momento da publicação desta reportagem, Carliene já tinha mais de 225 mil seguidores no Instagram.
Na escola, logo após o viral, a professora foi recebida pelos seus alunos em êxtase e com uma série de perguntas.
"As crianças já vieram com uma enxurrada de perguntas: 'Tia, como foi? Eu vi você. E aí, como é que foi? Foi legal. Conta pra gente. Nós vimos você", relembrou.
O momento foi gravado e, claro, divulgado no Instagram da professora (assista abaixo).
O carinho recebido por Carliene ultrapassou os muros da escola. Os familiares dos alunos ficaram encantados e valorizaram o trabalho da professora.
"Os familiares das crianças começaram a ver, mandaram pras famílias, e eles ficaram assim, nessa euforia. As mães sempre me apoiando, minha família sempre me apoiando, as professoras aqui da minha escola, minha diretora, todo mundo sempre me apoiando, me incentivando", completou
Outro viral
Esse não foi o primeiro vídeo da professora que viralizou nas redes sociais. No dia 23 de fevereiro, Carliene publicou um outro dando sugestão para professoras de como trabalhar o combate à dengue com alunos da educação infantil e ensino fundamental por meio da música.
O vídeo já soma mais de 720 mil reproduções. A professora contou que não acreditou quando percebeu o tamanho da repercussão.
"Eu chorei muito. Chorei muito, porque eu comecei a ver outras crianças de outras escolas cantando. Eu pensei: 'Meu Deus do céu! Como assim uma musiquinha que eu fiz há tantos anos atrás os alunos de outras escolas estão cantando?'. Foi uma sensação de algo que eu compartilhei que tá dando certo pelo Brasil. As escolas começaram a postar nos stories e me marcavam. Aí, eu chorava, chorava, chorava, chorava...", relembrou ela.
Trajetória na educação
Carliene concluiu o magistério em 2012. Atualmente, ela está cursando pedagogia, com previsão de se formar no final deste ano.
Em 2013, começou no seu primeiro emprego como professora. Foi auxiliar de educação em uma creche particular, onde ficou por quatro meses.
"Dava muito banho nas crianças. Amava! Ficava com os bebês, ficava com os pequenininhos, tirava a criança de natação, colocava a criança para natação", relembrou.
Depois, Carliene assumiu sua primeira turma em uma escola particular, ficando nela por nove anos.
Saiu da instituição em 2021, quando começou a dar aula na Escola Municipal Fernando de Noronha. Ela foi convocada pela prefeitura dois anos após ter sido aprovada em um concurso público.
"Amo a escola pública. Quando você entende realmente as propostas, o que ela se dispõe a fazer, você se apaixona. Aqui nessa mesma escola onde eu estou, eu já atuei também na gestão, fui convidada pela minha diretora. Trabalhei na parte de gestão da escola por seis meses. Nesse ano, eu estou só com a minha turma de manhã e no projeto sábado na escola, aos sábados", disse a professora.
Importância da música
Carliene cantando na igreja
Reprodução/Arquivo pessoal
Neta de maestro, e filha e irmã de professores de música, Carliene cresceu no meio musical. Ela canta na igreja junto com o marido e percebeu que essa arte casaria muito bem com a educação.
"Eu enxergo a música como uma ferramenta, uma ferramenta para os professores. A música tem o poder de gerar em nós vários sentimentos. Tem música que a gente escuta que a gente fica triste. Tem música que a gente escuta que a gente fica feliz, que a gente fica animado. E usando essa ferramenta dentro de sala de aula, eu sinto que eu consigo alcançar um número maior de alunos", contou.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul