Nove integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) passaram por um treinamento para operar pequenas embarcações e jet skis. O Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) foi realizado em Belo Horizonte, ao longo da semana.
Durante o curso, os participantes foram instruídos sobre as leis de tráfego marítimo, medidas de segurança e estabilidade durante a navegação, além de noções de meteorologia. Eles também tiveram a oportunidade de realizar exercícios práticos a bordo, incluindo manobras. De acordo com o subsecretário de Segurança Pública, GCM João Paulo Felipe, essa qualificação é essencial para a corporação. "É fundamental tanto para a fiscalização em momentos de lazer quanto para situações de emergência. No Estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, as embarcações foram fundamentais para salvar vidas", destaca.
O curso foi realizado em conjunto pela Marinha do Brasil, em colaboração com a Capitania Fluvial de Minas Gerais, o Exército Brasileiro e contando com o apoio das Guardas Civis de Contagem e Betim, além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.