Os católicos de Santo Antônio do Salto participaram no último domingo (02), de uma missa especial, onde foi oficialmente entregue a imagem de Santo Antônio, que, a pedido da comunidade, foi restaurada na própria igreja. Durante a cerimônia de retorno do Santo, também foi anunciado que a estrada do bairro será asfaltada até Ouro Preto, para alegria de todos.
A imagem é uma produção de Mestre Piranga, um dos principais artistas barrocos de Minas Gerais, muito atuante na segunda metade do século XVIII. Este ano a peça completa 100 anos de restauro, quando foi totalmente revestida a tinta preta, cuja intervenção está assinada e datada por Honório Esteves. Os conservadores gastaram cerca de quatro meses para remover todas as pinturas da imagem. A cerimônia do regresso de Santo António, padroeiro do Salto, realizou-se após a celebração litúrgica na presença das autoridades e de um grande número de fiéis.
Importância artística e histórica da obra
Durante o momento, o prefeito Angelo Oswaldo explicou todo o processo de restauração, os detalhes da obra e também falou sobre o seu valor histórico e religioso. "Hoje é um momento muito especial, porque estamos devolvendo oficialmente ao povo a imagem restaurada de Santo Antônio", disse o prefeito. O pároco de Santa Efigênia, padre José Carlos dos Santos, a quem pertence a comunidade, disse que a imagem do Mestre Piranga tem seu valor histórico e artístico, mas esse valor transcende, pois representa, numa perspectiva espiritual, a fé e a religiosidade da população do Salto".
A restauradora, Eva Zaldivar, e seu marido, também restaurador, Aldo Araújo, estiveram presentes na cerimônia de entrega da imagem. Segundo Eva, tudo foi feito com respeito e de acordo com as necessidades da comunidade, que não queria que a peça fosse restaurada fora da Igreja. Ela lembrou que foi uma obra muito importante, não só pela importância artística e histórica, mas também pela fé que move a imagem, como representante do Santo na terra e no céu. "O resultado foi melhor que o esperado. A pintura original, que se encontrava por baixo, estava absolutamente intacta. Recuperamos assim a integridade absoluta do Santo, tal como foi originalmente feito e desenhado", garantiu Zaldivar.
Disse ainda que o que mais chama a atenção na imagem de Santo Antônio é que podemos ver claramente a mão do mestre Piranga. Essa é uma de suas obras indiscutíveis, de extrema importância patrimonial e artística, em todo o Brasil". A volta da imagem de Santo Antônio deixou os fiéis emocionados. O senhor Nilton de Souza, morador do distrito, disse não encontrar palavras para descrever o que sentiu naquele momento. "Todos aqui têm amor, respeito e devoção ao nosso padroeiro", disse ele.
Pavimentação completa na estrada do Salto
Ainda na igreja, o prefeito Angelo Oswaldo anunciou que a estrada de Santo Antônio do Salto será pavimentada até Ouro Preto e que as obras estão sendo supervisionados pelo Secretário de Obras, Franklin Evangelista. "Fiz questão de fazer o anúncio na igreja para evitar deturpação dos fatos. O asfaltamento já começou, está indo muito bem, já temos quase dois quilômetros prontos e vamos continuar nos onze quilômetros que faltam para a ligação ficar completa", garantiu o prefeito, que foi aplaudido pela comunidade.