O Sebrae Minas e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) apresentaram, na última terça-feira (18/6), o resultado do diagnóstico realizado com 19 empresas do polo calçadista.
O Sebrae Minas e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) apresentaram, na última terça-feira (18/6), o resultado do diagnóstico realizado com 19 empresas do polo calçadista. O estudo também sugere medidas que poderão nortear o reposicionamento estratégico das marcas a médio e longo prazo.
O objetivo do diagnóstico é identificar soluções e perspectivas para consolidar Nova Serrana como um polo de referência em inovação e competitividade no setor calçadista, principalmente, em relação à concorrência com os produtos chineses. Entre as iniciativas sugeridas para apoiar o desenvolvimento do polo, nos próximos anos, estão estratégias para ampliar a conexão com os consumidores, a diferenciação dos produtos, aprimoramento do design e formação de preços mais competitivos.
"O diagnóstico propõe uma atenção maior às tendências globais, principalmente, em relação ao comportamento do consumidor, que está cada vez mais exigente e informado. As pessoas querem saber de onde vem e a história por trás daquele produto. Por isso, é tão importante trabalhar a identidade do polo calçadista, para que as empresas construam uma marca conectada com o mercado", explica o consultor Carlos Tarrazón, coordenador do estudo encomendado pelo Sebrae Minas.
Outro ponto levantado foi a participação no mercado externo. Muitas empresas do polo já estão estruturadas e com um nível avançado de maturidade, e poderiam ser estimuladas para aumentar suas exportações, inclusive para outros países além da América Latina.
A partir dessas análises, o diagnóstico, realizado outubro de 2023 com os empresários do polo calçadistas, sugere atuação em três frentes de trabalho:
Durante a apresentação do diagnóstico, o diretor Técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido destacou a importância de percepção sobre as mudanças do mercado para o futuro do polo calçadista. “A estratégia de reposicionamento no mercado estimula a criação de iniciativas inovadoras e, principalmente, incentiva a qualificação dos empreendedores do polo calçadista de Nova Serrana para que se tornem mais competitivos no mercado”, destaca Cabido
Além das oportunidades, o estudo ainda apresentou os principais desafios do polo calçadista de Nova Serrana, entre eles: falta de mão de obra, altos custos para a automatização de processos, aquisição de novas tecnologias e informalidade. As novas exigências do consumidor, tributação e concorrência com o mercado chinês também foram pontos de atenção avaliados pelos especialistas.
As ações seriam lideradas pela Sindinoval, e teria o apoio do Sebrae Minas, Fiemg, Prefeitura Municipal e Governo do Estado. Ronaldo Lacerda, presidente do Sindinova, reforça que com o diagnóstico em mãos, os próximos passos será formar um grupo de trabalho para avaliar a viabilidade das sugestões apontadas. “A partir dessas informações, vamos direcionar nossas ações e criar um projeto coletivo para ampliar nossa participação no mercado para nos tornarmos mais competitivos”, afirma Lacerda.
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