Minas Gerais Cultura Empreendedora

Planejamento, experiência do colaborador e foco no cliente são os principais desafios dos pequenos empreende

O administrador e especialista em inteligência de mercado e digital commerce Lucas Chiavenato subiu ao palco do E-Festival para abrir a mente dos participantes sobre os desafios modernos da administração.

Por Redação

20/06/2024 às 20:19:36 - Atualizado há

O administrador e especialista em inteligência de mercado e digital commerce Lucas Chiavenato subiu ao palco do E-Festival para abrir a mente dos participantes sobre os desafios modernos da administração. Entre eles, destacam-se a responsabilidade social e ambiental, o planejamento estratégico, a experiência do colaborador e o foco no cliente.

Com irreverência, o neto do bestseller da administração moderna, Idalberto Chiavenato, ensinou conceitos e estratégias que o empreendedor pode aplicar em seu dia a dia. "Um dos desafios da administração é a busca por fundos para o negócio e a gestão financeira eficiente. Todo mundo quer gerir financeiramente seu empreendimento de forma saudável", destacou.

Outros três pontos importantes foram mencionados por Chiavenato em sua palestra. O primeiro refere-se ao planejamento estratégico e como isso pode ajudar os empreendedores a terem uma base conceitual e entenderem qual estratégia adotar, como, por exemplo, design thinking, marketing de nicho ou desbravar um segmento novo.

O segundo desafio é a experiência do colaborador. Ele aponta que o conceito de gestão do talento humano já é trabalhado por seu avô desde 1999. "Deve-se pensar em gestão do talento humano, que não é gerir as pessoas como recursos, mas sim como talentos, como pessoas que possuem inteligência e motivação própria. A experiência do colaborador vem como uma vantagem competitiva para o empreendedor", ressalta.

E por fim, o terceiro desafio é o foco do cliente. Segundo Chiavenato, é algo que já existe conceitos e teorias administrativas desde sempre, mas que é preciso trazer novas abordagens para atrair e focar no cliente, que pode ser aplicado por pequenos e médios empreendedores.

Nossa equipe conversou com exclusividade com Lucas Chiavenato. Confira:

ASN: Qual dica você daria para os pequenos empreendedores que querem começar, impulsionar ou alavancar os negócios?

Lucas Chiavenato: Em primeiro lugar, é investir em capacitação e conhecimento. Na era digital em que vivemos, as coisas mudam muito rápido e é preciso se manter atualizado, desde os algoritmos das redes sociais, que mudam o tempo todo e que ajudam a performar melhor ou pior na entrega do conteúdo para o seu público, até se capacitar e conhecer conceitos de gestão empresarial. Todos os conceitos de administração são aplicáveis desde a multinacionais a um pequeno empreendedor. Além disso, ter intuição e insight. Importante intuir e ter um insight de onde ir. A dica é entender como esses conceitos administrativos podem ajudar no seu negócio, independentemente de qual seja e de qual tamanho.

ASN: Por que é importante que o pequeno empreendedor aprenda sobre gestão empresarial?

L.C.: Um grande problema no Brasil é o número de empresas que abrem e fecham no período de um ano. Em um período de cinco anos, o percentual pode chegar a mais de 70R%. A gestão empresarial dá a base conceitual para que as pessoas possam manter as suas empresas sólidas, com fundamentos bem firmes e com estratégias que vão ajudar a sustentar o negócio e mantê-lo vivo. Hoje se fala muito da sustentabilidade do negócio a médio e longo prazo. Então, investir no conhecimento e na capacitação de gestão empresarial vai ajudar justamente nesse ponto e na competitividade. Mesmo para quem é "euquipe", a base de administração ajuda muito a garantir que um negócio vai ser sustentável.

ASN: Qual conselho você daria para esses pequenos empreendedores?

L.C.: Digital commerce. Para o pequeno empreendedor, o poder das plataformas digitais é inimaginável, o céu é o limite. Conhecer o digital commerce, e não só o marketing digital, é importante para entender o seu canal de vendas – se é no telefone ou no WhatsApp, assim como conhecer os conceitos de digital commerce e aplicá-los no pequeno negócio.

Temos uma pesquisa no Instituto Chiavenato, que é o observatório de empreendimentos e gestão de talento humano na América Latina, no qual observamos que os mais bem-sucedidos são aqueles que detém de conhecimento de marketing digital e e-commerce. E o e-commerce pode ser o mais simples possível, pelo WhatsApp mesmo. O digital ajuda a escalar o negócio e a ter sucesso no empreendimento.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

Josiane Silveira

(31) 3379-9271/9275/9278/9279

(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

[email protected]

mg.agenciasebrae.com.br

-

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias
Acompanhante loira