Professores de nove escolas da rede municipal de ensino de Nova Serrana, no Centro-Oeste do estado, apresentaram, durante o 6º Seminário de Boas Práticas no Ensino Integral, 12 projetos desenvolvidos em sala de aula, ao longo de seis meses.
Professores de nove escolas da rede municipal de ensino de Nova Serrana, no Centro-Oeste do estado, apresentaram, durante o 6º Seminário de Boas Práticas no Ensino Integral, 12 projetos desenvolvidos em sala de aula, ao longo de seis meses. A iniciativa ocorreu no último sábado (22/6), fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae Minas, e contou com cerca de 350 educadores. Os trabalhos foram realizados como parte das atividades integradoras que compõem a matriz curricular do Ensino em Tempo Integral.
Entre as temáticas apresentadas, quatro estavam relacionadas à educação financeira. Os estudantes aprenderam sobre custo e preço, marketing, relação monetária, e criaram uma “venda” para poder comercializar os produtos que desenvolveram. O assunto também será reforçado por meio de gibis que serão disponibilizados pelo Sebrae Minas para toda a rede municipal de ensino. O material aborda dez competências empreendedoras com as crianças por meio de linguagem lúdica. Os professores também serão capacitados para orientarem os estudantes sobre cada uma destas características.
A analista do Sebrae Minas Poliana Oliveira destaca a importância da educação empreendedora na formação das crianças. “Estamos estimulando habilidades para que elas sejam proativas, enxerguem oportunidades e saibam lidar com desafios. Elas vão estar mais preparadas para a vida profissional quando adultas", explica.
O município de Nova Serrana tem, aproximadamente, sete mil alunos na Educação em Tempo Integral (6h às 18h). O modelo foi implantado em 2017 e, hoje, atende crianças até os 11 anos de idade. O coordenador pedagógico do ensino fundamental, Geraldo Evangelista, explica que o seminário foi uma oportunidade para trocar experiências. "Os professores fizeram uma reflexão sobre como desenvolver novos projetos de forma mais eficiente, e puderam conhecer a prática empreendedora desenvolvida com nossas crianças”, declara.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)