Cerca de quatro mil pessoas marcaram presença na 2ª edição da Feira Empreendedores do Futuro, que ocorreu no último sábado (29/6), na Praça 1º de Maio, em Timóteo.
Cerca de quatro mil pessoas marcaram presença na 2ª edição da Feira Empreendedores do Futuro, que ocorreu no último sábado (29/6), na Praça 1º de Maio, em Timóteo. O evento reuniu trabalhos desenvolvidos por 5,8 mil estudantes, com apoio de 440 educadores de 15 escolas da rede municipal e algumas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs). A Feira é uma das iniciativas do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae, implantado na rede municipal de Timóteo no final de 2022.
Quem passou pelo local teve a oportunidade de conhecer, por meio da apresentação feita pelos alunos, conceitos sobre sustentabilidade, educação financeira, proatividade e valores sociais. Além da exposição dos trabalhos, a programação contou com apresentações culturais, espaço kids e atividades de lazer.
A temática "Meio ambiente e sustentabilidade" foi destaque na maioria dos projetos, que abordaram conceitos como economia circular, descarte correto e reaproveitamento de resíduos. Os alunos da Escola Municipal Clarindo Carlos Miranda aproveitaram materiais como papelão, cabos de vassouras e latas de alumínio para fabricar instrumentos musicais, com o apoio da família. "Após a fabricação, buscamos parceiros na comunidade para ministrar aulas de música para os alunos. Assim, nasceu a banda ‘Reciclarte’, que se tornou um segundo produto do nosso trabalho e motivação para participar do projeto", afirma a diretora da escola, Carmem Lúcia Almeida.
A analista do Sebrae Minas Gabriele Deboni ressaltou a importância do comprometimento e empenho dos estudantes. "A aprendizagem do empreendedorismo em sala de aula ficou mais evidente na apresentação dos projetos na Feira, tanto conceitualmente como na postura e proatividade dos alunos durante o evento", diz.
Um olhar para o futuro
A empresária Márcia Aquino, dona de um comércio na região, visitou a Feira pela primeira vez. "Gostei do projeto pelo fato de ser um incentivo para que as crianças vejam o empreendedorismo como uma possibilidade que deve estar no planejamento de vida delas, e de forma mais profissional, e não por necessidade, como vemos muitos negócios hoje", diz.
Os estudantes da Escola Municipal Timóteo trabalharam o reaproveitamento de restos de alimentos, como cascas de frutas, legumes e verduras, no projeto ‘Gastronomia e Sustentabilidade’. Apoiados pelos professores e microempreendedores locais, os alunos desenvolveram receitas e processos de desidratação de alimentos que iriam para o lixo e registraram tudo em um livro. O estudante do 9º ano, Daniel Ferreira, conta que o projeto permitiu desenvolver diferentes habilidades. "Foi a nossa segunda participação na Feira e, dessa vez, trabalhamos conceitos como plano de negócios e finanças. Realizamos atividades que tinham metas de arrecadação de fundos para o projeto, como gincanas e teatro. Acredito no empreendedorismo porque sei que é importante para o futuro da minha geração", afirma.
Educação empreendedora
A educação empreendedora foi inserida nas escolas municipais de Timóteo em 2022, por meio da aprovação do Projeto de Lei 4.467. Em março de 2023, cerca de 450 professores das escolas do município foram capacitados pelo Sebrae Minas por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado em parceria com a Secretaria de Educação da cidade, para inserir a cultura empreendedora no ambiente escolar.
O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) tem o intuito de promover ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros, nas redes pública e privada de ensino. Em 2023, ano em que o programa completou sua primeira década de existência, Minas Gerais obteve destaque nacional na realização de mentorias, encontros, formações e feiras do programa, com mais de 640 mil alunos atendidos e 58 mil professores capacitados.
A metodologia do PNEE está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo reconhecido pelo Ministério da Educação. Ele define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
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