Dois projetos de inovação de Paracatu, no Noroeste do estado, participam do programa de aceleração de startups VOA DF Powered by InovAtiva, iniciativa da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI).
Dois projetos de inovação de Paracatu, no Noroeste do estado, participam do programa de aceleração de startups VOA DF Powered by InovAtiva, iniciativa da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI). Com apoio do Movimento Inovatu, em parceria com o Sebrae Minas, os empreendedores Victor Manoel Ferreira de Camargos, com o projeto OC Peças; e Larissa Reis Chagas, com LC Solver, foram selecionados entre as 25 iniciativas inovadoras do ecossistema do Distrito Federal e municípios do entorno.
Ambos os projetos desenvolvem ideias de soluções para a cadeia produtiva do agronegócio. O LC Solver aborda o reaproveitamento de resíduos para fertilizantes. "Sabíamos que esses trabalhos tinham grande potencial para essa seleção. Agora, ambas as equipes estão participando da mentoria e aceleração individualizadas. É uma vitória para o nosso ecossistema local ter duas startups nesse programa", avalia a coordenadora do Movimento Inovatu, Isabela Honório.
Já a startup de Victor Manoel surgiu durante a maratona de ideias Hackaton Inova Agro, realizada na cidade,. em 2023. Segundo ele, o programa Voa DF oferece conteúdos importantes e mentorias de alta qualidade, possibilitando correções que podem ajudá-lo a minimizar erros, para dar continuidade em sua ideia com mais segurança. "Nosso projeto, OC Peças, representa uma plataforma dedicada à gestão de estoques de peças agrícolas em almoxarifados de produtores rurais. Além disso, facilitamos o processo de cotação dessas peças junto a fornecedores, utilizando um sistema de estoque offline com uma interface simples e eficaz", destaca.
O Programa
O InovAtiva é um hub de inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI). Para impulsionar os projetos, os participantes recebem do programa Voa DF um curso completo de capacitação gratuita com duração de 14 semanas, com encontros on-line semanais, além de sessões exclusivas de mentorias com empreendedores qualificados. As capacitações apresentam metodologias e ferramentas que tratam sobre empreendedorismo e inovação para o desenvolvimento do negócio.
No evento de conclusão de cada programa, o Demoday, marcado para o dia 14 de outubro, os empreendedores terão a oportunidade de apresentar seus projetos a potenciais investidores, parceiros e clientes. A ideia é que as startups façam parte da rede Powered by InovAtiva, que conecta os diversos atores do ecossistema de inovação local.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Henrique Ulhoa (STARK) – (31) 99445-2460