A 2ª edição do Costumer Experience (CX) Evolution reuniu cerca de 500 empreendedores em Divinópolis, no último sábado (20/7).
A 2ª edição do Costumer Experience (CX) Evolution reuniu cerca de 500 empreendedores em Divinópolis, no último sábado (20/7). O tema central do evento, realizado pelo Sebrae Minas, foi a experiência do cliente e as transformações no atendimento.
O especialista em marketing de negócios Fábio Neto abriu o evento com a apresentação de estratégias para melhorar a relação com o consumidor. “Quando você foca no seu produto, há uma tendência a ficar míope em relação às transformações do cliente. É preciso fazer uma inversão e tirar o produto do centro do negócio, para dar espaço ao cliente, entendendo a demanda dele”, explica.
Em seguida, o palco do CX recebeu Manoel Carlos Junior, referência em experiência do cliente no Brasil e autor do livro e método "Experiencialize". Ele abordou a importância da customização no atendimento e como os empreendedores precisam ficar atentos à era das experiências, evidenciando para o cliente a paixão que o empreendedor tem pelo seu negócio. "Fiquei surpreso ao ver, em um sábado à tarde, o auditório lotado. É incrível o poder de transformação do empreendedorismo no nosso país", destaca.
O criador da Chilli Beans, Caito Maia, encerrou o ciclo de palestras contando como deixou o sonho de ser músico para se tornar um dos maiores empresários do Brasil. O paulista, de 59 anos, tem mais de mil estabelecimentos abertos em todos os continentes e um projeto ousado para atingir três mil unidades até o fim de 2027. Ele estabeleceu parcerias com artistas como Rita Lee e influenciadores digitais, além de grandes nomes do cinema. Na
sua fala, abordou temas como importância dos pontos de venda e merchandising; trabalho em equipe e disciplina; liderança; inovação; e transformação.
"A palavra principal é: saia da caixa e arrisque! Arriscar tem custo, mas faz parte do jogo se você não quer ser igual aos outros. É isso que te faz abrir os olhos para novas oportunidades e incrementar o faturamento. É preciso entender que nos negócios existem dois movimentos: a construção diária do seu empreendimento e os dias de virada de chave. E para observar isso, é preciso se abrir para o novo”, destaca Maia.
Conhecimento e inspiração
O empresário do setor de telecomunicações André Carvalho afirma que levou do CX a experiência de como tratar o cliente da melhor maneira possível. “Quanto mais eu aprimorar a entrega ao público final, mais vou conseguir trazer ele para o meu negócio e criar um bom relacionamento”, explica.
O gerente do Sebrae Minas na regional Centro-Oeste e Sudoeste, Leonardo Mól, destaca o sucesso do evento, que superou as expectativas ao trazer um debate importante sobre o papel do cliente no sucesso dos negócios. “Promovemos uma discussão sobre os principais pontos desta experiência. Primeiro identificar, escutar e ser obcecado pelo problema do cliente. Depois, tratá-lo com a melhor solução dentro da experiência de cada um. É preciso customizar o serviço ao cliente", conclui.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
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