Na tarde de domingo (07), os moradores do bairro Dandara, em Mariana, promoveram o "Dia do Abraço à Lagoa do Dandara". O ato simbólico teve como objetivo chamar a atenção das autoridades do município para a situação do lago, que teve as margens assoreadas e sofreu redução do nível da água.
O desvio da água, a poluição e o crescimento desordenado da ocupação da terra têm causado seca das margens da lagoa, resultando no desaparecimento dos animais que habitam no local. Durante o ato, diversas faixas foram erguidas com mensagens pedindo a recuperação da lagoa e cobrando ações das autoridades.
O morador Márcio Valadares ressaltou a importância da Lagoa do Dandara para a comunidade e cobrou medidas urgentes para sua recuperação. "A Lagoa do Dandara, com mais de 30 anos de existência, outrora cartão postal da cidade de Mariana, pede desesperadamente socorro. Hoje agoniza por falta d"água, por excesso de efluentes e dejetos que a poluem".
O morador, também criticou a falta de ações concretas por parte das autoridades. "As reivindicações da comunidade do Dandara foram feitas e tantas vezes reiteradas ao longo dos últimos anos, junto à prefeitura de Mariana e ao SAAE. Todos esses entes sabem o que precisa ser feito, com a máxima urgência, antes que seja tarde demais", completou.
O "Dia do Abraço à Lagoa do Dandara" contou com a participação de moradores do bairro e autoridades do município, que se reuniram às margens da lagoa para manifestar sua preocupação com o futuro do local.