Na manhã desta segunda-feira (22), os residentes do Distrito de Padre Viegas, em Mariana, realizaram um protesto, bloqueando a MG-262 que dá acesso ao distrito. A manifestação pacífica visava pressionar as autoridades locais a tomarem providências para resolver a constante falta de água na região, através de medidas concretas e investimentos no sistema de abastecimento para garantir o acesso a água potável de qualidade para todas as famílias da região.
Os moradores relataram que enfrentam a falta de água potável há meses, com interrupções no fornecimento que duram dias. A situação é agravada pela baixa qualidade da água que chega às torneiras, tornando-a imprópria para consumo.
A escassez de água potável tem causado diversos problemas aos moradores de Padre Viegas. Além da dificuldade de realizar atividades básicas de higiene e alimentação, há preocupações com a saúde pública, uma vez que a falta de água aumenta o risco de doenças.
"Estamos enfrentando um período de estiagem severa, com a última chuva ocorrendo em abril. Devido a essa escassez, várias áreas da cidade e dos distritos estão sofrendo com a falta de água. Além da baixa vazão, Padre Viegas passa por manutenção e extensão da rede, o que dificulta o abastecimento na parte alta do distrito. O SAAE Mariana está mantendo o abastecimento suplementar por meio de caminhões-pipa. A comunidade já foi informada sobre a situação", declarou a Autarquia.