Cerca de dez mil pessoas são esperadas na final do Festival Gastronômico Prato da Casa, que será realizada no dia 3 de agosto (sábado), no Parque de Exposições de Divinópolis.
Cerca de dez mil pessoas são esperadas na final do Festival Gastronômico Prato da Casa, que será realizada no dia 3 de agosto (sábado), no Parque de Exposições de Divinópolis. Ao longo do mês de julho, os jurados percorreram os bares participantes e avaliaram o melhor prato, a cerveja mais gelada, o melhor atendimento e atração musical. Agora, serão revelados os vencedores (1º, 2º e 3º lugar) do festival, que completa 20 anos em 2024.
Durante a final do concurso, em um encontro entre todos os participantes no parque, o público poderá conhecer e degustar 11 pratos, como: Fraldinha cozida na panela de pressão com molho madeira; mini-hambúrgueres com pão brioche; cupim defumado e queijo prato maçaricado; e Torresmo carnudo no molho de goiaba.
A final do evento marca, ainda, o encerramento do Prepara Gastronomia – programa desenvolvido pelo Sebrae Minas que oferece suporte para micro e pequenas de alimentação fora do lar. Ao longo de 60 dias, uma parceria da entidade com o Instituto Pro Bar viabilizou a capacitação técnica para o desenvolvimento de novos pratos para o Festival. Onze empreendedores participantes do evento receberam consultorias personalizadas sobre aprimoramento de processos e criação de novos pratos.
Também por meio do Prepara Gastronomia, o Sebrae Minas desenvolveu o site do evento, no qual é possível conhecer os pratos e bares participantes, e votar no que mais gostou. No site, ainda estão as atrações artísticas que vão se apresentar no dia 3 de agosto.
O analista do Sebrae Minas Denis Magela destaca que o encontro é um circuito cultural e gastronômico que promove o turismo regional e, ainda, confere visibilidade aos estabelecimentos locais, incentivando a inovação e a valorização da culinária típica da região. "A alimentação fora do lar é um setor em constante crescimento, oferecendo diversas oportunidades e desafios devido à forte concorrência. Por isso, é crucial que os empreendedores entendam a dinâmica do mercado, e explorem novas possibilidades de vendas", explica.
Estratégia e mercado
Por meio da consultoria do programa Prepara Gastronomia, também foi realizada uma análise de perfil dos restaurantes, oficinas práticas para desenvolvimento de pratos e boas práticas para participação em eventos, visitas técnicas de consultoria individual e operação assistida durante o festival. Cada etapa teve o intuito de entender o comportamento do consumidor, desenvolver estratégias de posicionamento, incentivar a criatividade, e capacitar equipes em técnicas de vendas e atendimento.
Para o idealizador e organizador do Prato da Casa, Gustavo Bicalho, a maior conquista desta parceria é a motivação dos empreendedores para continuidade do que foi ensinado. "Com o apoio do Sebrae Minas, além de promover, divulgar e fortalecer a economia, o Festival capacita os empreendedores participantes. A festa termina, mas a capacitação permanece. E quem ganha com isso é a população consumidora, ao percorrer os bares participantes", ressalta. Nas edições anteriores, o festival movimentou cerca de 70 mil pessoas nos bares da cidade.
-
Confira os pratos do Festival 2024:
Clássico de Minas – Pretinho Grill
Feijão-tropeiro com bacon, ovos mexidos e calabresa, além de linguiça caipira, torresmo, ovo frito e couve crispy.
Trio Parada Dura – The Classic
Três mini-hambúrgueres sendo; pão brioche com cupim defumado e desfiado com queijo prato maçarocado. Pão brioche com cupim defumado e desfiado com picles e cebola roxa, finalizado com uma maionese verde. Pão brioche com cupim defumado e desfiado com creme de alho-poró
Bom Boêmio – BBB Hamburgueria
Bifão com 250g de maçã de peito, catupiri empanado, farofa de bacon e vinagrete de jiló.
Bolinhos do Garibaldi – Lagares Espettus
Três unidades de bolinho, sendo de linguiça com queijo, de carne com queijo e mortadela defumada com muçarela. Acompanhando de vinagrete de abacaxi.
Bolinho da Preta – Nei Bar (Bom Pastor)
Bolinho de mandioca recheado com cupim desfiado ao creme de queijo e geleia de pimenta.
Haja Coração – Churrasquinho do Raimundo
Porção de coraçãozinho de frango assado na brasa, acompanhados de um delicioso pirão de galinha, cobertos com uma pitada de cheiro verde e cebola roxa.
Prova de Pescador – Quintal Pork
Piabinhas fritas, laranjinha capeta da terra e molho da casa.
Frango Frito do Toinzin – Mercearia Tamém
Coxa e sobrecoxa frita, farinha de torresmo na manteiga e picles de cebola roxa. Acompanha molho de rapadura com limão.
Churra’s Gastrobar – Fraldinha Do Churras
Fraldinha cozida na panela de pressão com molho madeira reduzido. Batata bolinha ao murro na manteiga de ervas. Acompanha mix de cebolas, creme de alho suave feito na casa e uma tradicional farinha.
A Maçã – Villa Gril
Maçã de peito cozida na pressão, acompanhada de batata cozida salteada em ervas nas e manteiga.
Torresmo Divino – Collarim
Delicioso torresmo especial crocante e carnudo, acompanhado de molho de goiabada levemente picante e laranja capeta.
-
Serviço
Final do Festival Prato da Casa em Divinópolis – 2024
Data: 3 de agosto (sábado)
Horário: A partir das 11h
Local: Parque de Exposições de Divinópolis
Ingressos: Neste link
-
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)