A cidade de Mariana está prestes a receber um grande impulso em seu patrimônio cultural. A prefeitura assinou termos de compromisso para a execução de três projetos financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Os investimentos totalizam 23 milhões de reais e serão destinados para:
- Centro de Artesanato: 17,1 milhões serão aplicados na instalação deste centro, que promete valorizar a produção artesanal local e atrair turistas.
- Restauração da Igreja das Mercês: com um aporte de 2,8 milhões de reais, a igreja histórica passará por uma restauração completa, preservando sua arquitetura e história, um desejo antigo da comunidade.
- Restauração da Casa Capitular: outro investimento de 2,8 milhões será utilizado na recuperação desta importante edificação, garantindo a preservação de mais um patrimônio histórico da cidade.
Esses projetos representam mais três grandes conquistas para Mariana, reforçando seu compromisso com a preservação e valorização do patrimônio cultural e histórico local.