Veja como a LPL tem se mostrado crucial no tratamento do câncer de reto A Linfadenectomia Pélvica Lateral (LPL) é uma técnica cirúrgica especializada que remove linfonodos ao redor do reto
Takano Urologia
Linfadenectomia Pélvica lateral (LPL).
O que este nome enorme quer dizer? A LPL é uma técnica cirúrgica que vem chamando a atenção recentemente daqueles que se dedicam a tratar o câncer de reto. Ela consiste em retirar os linfonodos (estruturas que defendem nosso organismo contra infecções e células do câncer) que ficam do lado do reto. A importância disto está no fato que os tumores do reto podem enviar células do câncer para essa região. Habitualmente, esses linfonodos não são retirados e nem precisam ser na maioria dos casos, porém em situações especiais essa retirada se faz necessária para diminuir a chance do câncer retornar nesta região.
Essa retirada pode ser feita por cirurgia robótica, videolaparoscopia ou convencional, dependendo das condições de cada hospital e da experiência do cirurgião. Recentemente realizei treinamento específico para essa técnica em Araçatuba/SP no tradicional curso do professor Pandini. O curso além da formação em LPL por laparoscopia proporciona uma visão teórica e promove discussões com experts no assunto de todo o Brasil.
A LPL não é a resolução para todos os casos, mas quando bem indicada pode melhorar os resultados do tratamento cirúrgico, e junto com a quimioterapia, a radioterapia e outras modalidades de tratamento vão nos ajudar a atingir nosso objetivo principal que é ajudar os pacientes.
João B. de Paula Fraga | CRMMG 41.718 | Coloproctologista
Solus Oncologia
João B. de Paula Fraga
Coloproctologista
CRMMG 41.718
RQE 14351