Bombeiros militares e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) estiveram, nos últimos dias, empenhados em combater um incêndio que consumiu parte do Parque do Itacolomi, tradicional ponto turístico de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais.
Na manhã desta quinta-feira (22), o combate ocorreu na área da unidade de conservação e nos picos do Itacolomi, do Baú, e do Morro do Cachorro, de acordo com os bombeiros. Devido ao tempo seco, o fogo se alastra rapidamente, devido a isso, um avião capaz de pulverizar água também é utilizado.
O parque, localizado entre os municípios de Ouro Preto e Mariana, abriga o Pico do Itacolomi, uma das áreas atingidas pelo incêndio, e faz parte da Cordilheira da Serra do Espinhaço. Com mais de 1.700 metros de altura, o pico servia como referência para os bandeirantes que trafegavam pela Estrada Real e, atualmente, é ponto de trilhas que proporcionam uma visão privilegiada da região histórica.
O bioma predominante no Parque Estadual do Itacolomi é a Mata Atlântica, com mais de 7.500 hectares de área preservada. Ainda não há estimativa da área atingida pelo fogo, nem informações sobre o que o causou.