Mariana se prepara para, mais uma vez, sediar o maior evento de mountain bike da América Latina. Nos dias 14 e 15 de setembro, a cidade histórica se tornará um verdadeiro ponto de encontro de adrenalina, emoção e, principalmente, solidariedade com a 31ª edição do Iron Biker Brasil. Mais que uma competição esportiva, o evento representa um grande compromisso social e apoio à comunidade local.
Desde sua primeira edição, o Iron Biker Brasil tem se destacado por seu impacto positivo na vida da população de Mariana. "Como parte desse compromisso, todos os atletas precisam doar pelo menos dois quilos de alimentos não perecíveis para garantir a inscrição. Durante a mesma semana, entregamos tudo para as instituições sociais da cidade. Sabemos que esse apoio é vital para que elas possam continuar suas atividades", afirma Lucas Fonda, um dos organizadores.
No último ano, o evento arrecadou quatro toneladas de alimentos, que foram distribuídas para a Comunidade da Figueira, o Lar Santa Maria e a APAE de Mariana. Já neste ano, o Iron Biker amplia seu impacto social ao incluir a coleta de equipamentos esportivos, novos ou usados, desde que estejam em bom estado. "Na última edição, recebemos algumas doações espontâneas de materiais esportivos, que foram repassados à Associação de Ciclismo de Mariana (ACM). A resposta positiva da entidade nos motivou a formalizar essa ação nesta edição, pedindo a colaboração de todos. Todo material arrecadado será destinado a atletas em situação de vulnerabilidade em Mariana, oferecendo-lhes mais oportunidades de crescimento no esporte", explica Lucas.
Parcerias que fazem a diferença!
O legado do Iron Biker Brasil para Mariana vai além das ações sociais e inclui investimentos em infraestrutura, como a construção da pista de Pump Track ao lado da Arena Mariana. Realizada por meio de uma parceria entre os organizadores do evento e a Prefeitura Municipal, a maior pista pública do país foi criada para estimular ainda mais a prática esportiva na cidade, proporcionando um local adequado para que os atletas desenvolvam suas habilidades.
Além disso, em seu compromisso de incentivar a participação de atletas locais e fomentar o esporte na região, o Iron Biker e a Prefeitura de Mariana mantêm uma parceria com a Associação de Ciclismo de Mariana, que prevê a doação anual de 50 inscrições para a competição. De acordo com Anderson Ricardo, presidente da ACM, essas vagas são distribuídas com base em um ranking interno que valoriza o desempenho e o envolvimento dos atletas durante o ano. "Os atletas que acumulam mais pontos ao longo do ano, participando de provas, reuniões e ações voluntárias apoiadas pela ACM, recebem as inscrições em junho. Isso motiva a todos a se destacarem nas competições ao longo do ano", ressalta.
Para incentivar ainda mais a presença dos atletas de Mariana no Iron Biker, a organização também criou a categoria Top 5, que premia os cinco melhores atletas da cidade no percurso completo, tanto no feminino quanto no masculino. "Essa iniciativa deu resultado, pois cada vez mais atletas da cidade participam e até se destacam na classificação geral", conclui Anderson.
Além das inscrições, o Iron Biker também oferece um apoio financeiro à ACM, proporcional ao número de atletas inscritos. "Esse recurso é essencial para a sobrevivência da nossa entidade e nos permite organizar nossos próprios eventos, como a Maratona Volta da Fumaça e o Up Hill da Cartuxa, que têm altos custos de realização", destaca Anderson.