Especialista avalia que o assunto é multidisciplinar, relevante e atual, e pode voltar a aparecer em provas como Enem, Fuvest e Vunesp, mesmo que de maneira indireta. Rodovias encobertas por fumaça.
Reuters
A poluição por fumaça, os incêndios florestais em São Paulo e as queimadas históricas na Amazônia são temas atuais, mas infelizmente não são novidade, inclusive para o Enem e outros vestibulares.
???????? O g1 já explicou que os casos recentes dificilmente aparecerão como tema redação do Exame Nacional do Ensino Médio em novembro, já que a prova é impressa meses antes da aplicação. No caso de outros vestibulares que acontecem em dezembro, como Vunesp, da Unesp, e Fuvest, da USP, é mais possível que o tema apareça — apesar de ser difícil prever.
No entanto, o assunto já foi abordado em questões objetivas de vestibulares em anos anteriores e pode ser que apareça indiretamente nas edições deste ano.
Abaixo, confira 5 vezes que questões sobre poluição, queimadas e temas relacionados apareceram nos vestibulares. Em seguida, entenda mais sobre a relevância do tema e como ele pode ser aplicado na edição deste ano.
Tema é relevante e atual
Historicamente, as provas de seleção de alunos para o ensino superior apresentam temas atuais e importantes naquele momento para contextualizar ou direcionar as questões do exame.
Em 2022, por exemplo, ainda durante a pandemia de Covid-19, o Enem teve questões sobre o vírus e sobre uma epidemia em situação fictícia.
Em outro caso, uma questão da prova do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) de 2014 abordava a Copa do Mundo no Brasil, que aconteceu no mesmo ano.
Às vésperas da COP 30, que acontece em Belém do Pará em 2025, o tema das queimadas e desmatamento é mais atual do que nunca.
Multidisciplinar e interdisciplinar
O diretor de ensino e inovações do SAS Plataforma de Educação, Ademar Celedônio, lembra que o tema tem outra característica muito valorizada no Enem e demais vestibulares: ele é multidisciplinar. Ou seja, pode aparecer em várias disciplinas.
E não só isso. Ademar diz que o tema é tão versátil que já apareceu até como questão interdisciplinar de matemática na prova da primeira fase da Fuvest em 2022.
Esse assunto pode ser abordado em geografia, química, física e mais. Então, pode aparecer tanto em ciências da natureza quanto em ciências humanas, e vai ser igualmente relevante em qualquer uma delas.
Segundo ele, algumas das alternativas de aplicação do tema por disciplina são:
???? Química: reações químicas responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa, composição e propriedades químicas desses gases e ciclo bioquímico do carbono.
? Física: efeito estufa, transferência de calor, calor por radiação, absorção do calor, energia solar e termodinâmica, balanço energético do planeta.
???? Geografia: Noção geográfica e de distância (considerando que a fumaça se espalha), consequências das queimadas para o solo e para o meio ambiente, degradação de biomas.
Disciplinas e horários do Enem 2024
Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos.
3 de novembro
O candidato deverá fazer:
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
redação.
10 de novembro
A prova trará:
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Cronograma do Enem 2024
Aplicação do Enem: 3 e 10 de novembro de 2024.
Divulgação do gabarito: 20 de novembro de 2024.
Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025.
VÍDEOS DE EDUCAÇÃO