Geral Ouro Preto

Prefeitura de Ouro Preto participa de assembleia da CONECTAR

Conectar é o Consórcio Público dos Municípios de Minas Gerais para compra de vacinas diretamente com as farmacêuticas

Por Redação

25/03/2021 às 18:40:57 - Atualizado há

Após aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 285/2021 que trata sobre a adesão do Município no Consórcio Público de cidades, a Prefeitura de Ouro Preto participou da 1ª assembleia oficial na última segunda-feira, 22 de março, como previsto no edital.

Criado pela Frente Nacional de Prefeitos, o consórcio nacional para a aquisição de vacinas contra a covid-19 recebeu o nome "Conectar" que foi instituído por meio de uma assembleia virtual. O objetivo do grupo é reunir diversas prefeituras para negociar a aquisição de lotes de vacinas, insumos e equipamentos para combate da COVID-19. Com sua criação, o consórcio vai iniciar as tratativas com farmacêuticas e empresas fornecedoras de insumos.

Até o momento, 2.599 prefeituras manifestaram interesse pela iniciativa e Ouro Preto é uma delas, estando apta a votar e a concorrer aos pleitos da diretoria e na tomada de decisão sobre as negociações do consórcio. Durante a assembleia, foi aprovado o estatuto de funcionamento do consórcio bem como a próxima reunião que será na próxima segunda-feira, 29 de março, às 15h.

A vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga destacou a riqueza de informações disponibilizadas durante o encontro, e espera ter êxito na aquisição dessas doses. "Esperamos conseguir a compra efetiva dessas vacinas para agilizarmos a vacinação contra a COVID-19 no município e distritos. Estamos esperançosos e confiantes que vamos conseguir. Ter essa opção de comprar via consórcio é de extrema importância, pois não ficaremos reféns da morosidade do Governo Federal".

A secretária de Saúde de Ouro Preto, Glauciane Nascimento, ressaltou que a adesão ao consórcio é uma iniciativa estratégica e pontua os próximos passos. "Agora nós estamos com a minuta pronta, estatuto aprovado e aguardando a constituição da diretoria do consórcio para que se inicie o processo de negociação das vacinas. Ficou definida a criação da comissão eleitoral, a qual terá a prerrogativa de montar um conselho de prefeitos com 76 membros, que terão função deliberativa intermediária para definir os próximos passos da compra e distribuição das vacinas e insumos".

Segundo o enfermeiro em Vigilância e Saúde de Ouro Preto, Jonathan Silva, o Município tem acompanhado assiduamente todo o processo. "Estamos dentro do consórcio para ampliar a cobertura de vacinação do Município e entendendo que só as doses encaminhadas do Ministério da Saúde não são suficientes para imunizar nossa população o mais rápido possível"

Participaram da assembleia o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o ex-ministro também do STF, Carlos Ayres Britto, o presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, além de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e mais de 2000 mil prefeitos de Minas Gerais.


Foto: Ane Souz/PMOP

Comunicar erro
Dia a Dia Notícias

© 2024 Copyright © 2023 - Dia a Dia Notícias. Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Dia a Dia Notícias