A companhia Tato Criação Cênica, com sede em Curitiba e Brasília, realiza uma série de atividades em Minas Gerais (Ouro Preto e Belo Horizonte) e nos estados do Ceará e Piauí, como parte do projeto "Tropeço 20 anos - de volta às origens". O projeto inclui a apresentação do espetáculo "Tropeço" e a oficina "Dramaturgia Física no Teatro de Animação".
Em Ouro Preto, a peça será encenada no dia 13 de setembro, às 20h, na Casa da Ópera. Em Belo Horizonte, a apresentação ocorrerá no dia 15 de setembro, às 19h, no Galpão Cine Horto, localizado na Região Leste. Sob a direção e atuação dos manipuladores Katiane Negrão e Dico Ferreira, o espetáculo "Tropeço" traz à vida a rotina de duas idosas que compartilham suas vidas, com audiodescrição ao vivo e ingressos gratuitos. Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial da companhia (@tatocriacaocenica).
Encenado em um ambiente minimalista e à luz de velas, o espetáculo "Tropeço" aborda temas como amor, solidão, memórias e a simplicidade do cotidiano. Pequenos baús se transformam em diferentes elementos cênicos, e a ausência de diálogo verbal é compensada pelo uso de sons, gestos e movimentos, permitindo ao público criar sua própria interpretação. A peça reflete sobre a velhice de uma maneira sensível e inovadora, colocando em destaque a relação afetuosa entre as protagonistas.
Criada em 2004 com a estreia de "Tropeço" em Ouro Preto, a Tato Criação Cênica celebra quase duas décadas de atividades. A companhia já realizou mais de mil apresentações em 10 países, levando suas montagens para três continentes: Ásia, Europa e Américas. O projeto "Tropeço 20 anos - de volta às origens" conta com o apoio da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023, com patrocínio do Ministério da Cultura e Funarte.
Concepção e linguagem cênica
"Tropeço" é o resultado de uma pesquisa contínua em dramaturgia física, onde parte do corpo dos atores ganha vida e personalidade através do movimento. Essa abordagem é fruto da experiência dos integrantes da companhia, que atuam nas áreas de teatro, dança contemporânea, mímica e formas animadas. Toda a estrutura da peça foi concebida para valorizar o gestual das personagens, sem o uso de falas, permitindo que o público interprete a história por meio de suas ações e onomatopeias.
A proposta central de "Tropeço" é desafiar as convenções ao tratar a velhice por meio de uma dramaturgia aberta e sensível, na qual o espectador é convidado a completar a narrativa com sua própria leitura.
Sinopse da Oficina
A oficina "Dramaturgia Física no Teatro de Animação" oferece uma introdução às técnicas de respiração, flexibilização, aquecimento articular, alinhamento corporal, e integração entre corpo e mente. Também são abordadas técnicas vocais, jogos teatrais, mímica e improvisação, com o objetivo de capacitar os participantes a criar personagens e cenas com foco na construção de roteiros físicos. O público-alvo são jovens e adultos a partir dos 15 anos, preferencialmente com alguma experiência em teatro, incluindo grupos de teatro locais, profissionais ou amadores, bonequeiros e estudantes. A seleção será feita com base em um formulário de inscrição e carta de interesse. Vinte por cento das vagas serão reservadas para pessoas trans e travestis.
Tato Criação Cênica e seus 20 anos de história
A Tato Criação Cênica, desde sua fundação em 2004, coleciona inúmeras apresentações, prêmios e colaborações. Com um vasto repertório, a companhia se destaca pela pesquisa em técnicas de manipulação, construção de bonecos, dramaturgia corporal e voz. Entre os principais projetos realizados estão participações no SESC Palco Giratório (2010), SESI Bonecos SP (2009/2016), além de circulações por várias regiões do Brasil e apresentações internacionais em festivais e eventos culturais.
Reconhecimentos e prêmios
O espetáculo "Tropeço" já recebeu importantes prêmios, como o Gralha Azul de Melhor Espetáculo em 2008, concedido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, o Troféu Epidauro pelo Consulado da Grécia, e o prêmio de Melhor Espetáculo pelo júri especializado no Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte, em 2007. Além disso, foi eleito pelo público como o melhor espetáculo adulto no FILO – Londrina (2009) e conquistou o Prêmio do Júri de Melhor Espetáculo no Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO), em 2017.
A Tato Criação Cênica continua a inovar e a levar sua arte para novos públicos, sempre buscando valorizar as diversas formas de expressão artística, com especial atenção ao teatro de animação e à dramaturgia física.