O Colégio Estadual Mário Quintana, em colaboração com a Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto, anunciou a abertura da exposição "Arte e Liberdade: Expressões do Cárcere". Essa mostra inovadora investiga a relação entre o sistema prisional e a expressão artística. A exposição ficará disponível ao público até 15 de novembro de 2024.
"Arte e Liberdade: Expressões do Cárcere" apresenta uma coleção impactante de obras criadas por indivíduos que estão em situação de privação de liberdade, transformando-se em artistas que utilizam a arte como uma forma de resistência, reflexão e transformação, tanto dentro quanto fora do sistema prisional. A mostra oferece uma perspectiva singular sobre como a criatividade pode emergir em ambientes de restrição e controle, dando voz àqueles frequentemente silenciados. A exposição visa estimular um diálogo sobre a relevância da arte como ferramenta para confrontar as realidades do encarceramento e promover um sistema de justiça mais humano e reformador.
Idealização do Projeto
O projeto foi idealizado em 2023, com a formação do Núcleo de Arte do Colégio Estadual Mário Quintana, que opera dentro da Penitenciária Lemos de Brito, no Complexo de Gericinó, um dos maiores complexos penitenciários do Brasil. Essa iniciativa é liderada pelo Professor de Arte Rennan Bentolila, que curadoria da exposição, em parceria com a Professora de Arte e Diretora da Unidade Escolar, Maria Anita Alvarenga. Rennan Bentolila é professor de História e Artes Visuais, especialista em História da Arte Sacra e Arqueologia, atualmente se formando em Museologia. Ele não só leciona Arte em instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro, mas também coordena o projeto que deu origem ao Núcleo de Arte. Além disso, é autor de dois livros sobre História da Arte: "Os Oratórios: A Privatização da Fé na Sociedade Colonial nos séculos XVIII e XIX" e "Os Oratórios para Crianças e Adolescentes". Ele também curou a exposição "Vozes do Silêncio – A Libertação da Alma", que aborda a temática prisional e agora apresenta sua primeira grande curadoria.
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com entrada gratuita.
Sobre a Instituição: O Núcleo de Arte do Colégio Estadual Mário Quintana é voltado para a promoção da arte e da cultura como ferramentas de compreensão e transformação social. Comprometido com a dignidade humana, empoderamento, inclusão e mudança social, utiliza esses meios para promover transformações tanto pessoais quanto coletivas, dentro e fora do ambiente prisional.
Para mais informações, entre em contato: Rennan Bentolila, (21) 99814-5631