A Samarco marcou presença na Exposibram, que ocorreu neste mês, em Belo Horizonte (MG), um dos eventos mais importantes de mineração da América Latina. O encontro trouxe inovações e tendências do setor, promovendo debates sobre temas cruciais. Durante o congresso, que contou com palestras, painéis e apresentação de casos atuais da mineração global, colaboradores da Samarco compartilharam o palco com especialistas e representantes do setor produtivo.
O diretor de Operações, Sérgio Mileipe, participou do painel "Diversidade, Equidade e Inclusão - Uma visão compartilhada sobre o futuro: como seremos reconhecidos em 2030?". Ele discutiu a evolução cultural da Samarco, ressaltando o avanço nas questões de diversidade, equidade e direitos humanos, e como essas iniciativas têm gerado impactos positivos na operação. "A maior representação feminina em nossas operações tem sido essencial para a melhoria dos nossos indicadores de desempenho, clima organizacional e segurança no trabalho", declarou.
Rosane Santos, executiva da nova diretoria de Sustentabilidade da Samarco, também esteve presente nos debates sobre a Agenda ESG na Mineração. Ela enfatizou a contínua aprendizagem da empresa e a importância de lembrar o rompimento da barragem de Fundão em 2015. "A empresa aprende e se transforma a cada dia. A reparação é um pilar do nosso negócio." Rosane reiterou o compromisso de dialogar com as comunidades onde a empresa atua, não só para compreender suas necessidades, mas também para redefinir o propósito da Samarco.
A empresa se destacou ainda nas áreas de inovação e Recursos Humanos com a presença de Thiago Marchezi, gerente-geral de Estratégia, Planejamento, Inovação e Tecnologia, no painel sobre formação e desafios da mão de obra técnica, e Vera Lucia, gerente-geral de Desenvolvimento Humano Organizacional, que abordou a reputação da mineração no Brasil, focando em ambiente de trabalho e liderança.
Guilherme Louzada, especialista em Desenvolvimento Socioinstitucional da Samarco, apresentou a iniciativa "Estações de Tratamento Natural de Efluentes em Camargos" durante o painel de Casos do GT Inovação e no lançamento do II E-Book "Inovação no Setor da Mineração".
Premiações
Além das discussões e apresentações, a Samarco foi premiada na Exposibram com o Prêmio Boas Práticas na Mineração em duas categorias: primeiro lugar em Segurança Ocupacional pelo projeto "Inteligência Artificial para segurança ocupacional nos restaurantes da Samarco" e segundo lugar em Eficiência Energética com "Aumento da eficiência energética e redução de emissões com alterações na matriz de insumos da Samarco".
"As iniciativas apresentadas pela Samarco e premiadas na Exposibram demonstram resultados tangíveis na busca por uma mineração sustentável, incorporando economia circular, inovação e descarbonização em nossa matriz de insumos. Agradecemos ao grupo de descarbonização da Samarco, liderado por Alysson Werneck, pela dedicação aos resultados que compartilhamos com a mineração brasileira na Exposibram", celebrou a engenheira Ana Maria Bailon.
"Foi uma honra representar a Samarco apresentando um projeto tão significativo que agrega valor e promove uma cultura de segurança. Os resultados que o projeto proporciona na segurança das operações são fundamentais para criar estratégias que priorizem o bem-estar das pessoas", afirmou Thony.
Iniciativas Sociais
A Samarco também apoiou parcerias sociais, como EmpreenDelas, de Antônio Pereira (MG), e Artesanato de Mãe-Bá, de Mãe-Bá (ES), que tiveram a chance de expor seus projetos e produtos nos estandes sociais da Exposibram, recebendo elogios dos visitantes.
Estande da Samarco
Após uma década sem participar da feira, o estande da Samarco foi construído com rejeitos de mineração. Ao longo dos quatro dias do evento, milhares de visitantes conheceram o processo produtivo da empresa por meio de um tour virtual, assistiram a palestras de colaboradores e tiveram a oportunidade de cadastrar seus currículos.