"O reconhecimento global simboliza a concretização de um grande sonho, em que todo o esforço, carinho e dedicação da nossa equipe foram valorizados de forma extraordinária.
"O reconhecimento global simboliza a concretização de um grande sonho, em que todo o esforço, carinho e dedicação da nossa equipe foram valorizados de forma extraordinária. Isso nos motiva a continuar aprimorando cada detalhe do nosso restaurante, buscando sempre surpreender e encantar quem nos visita".
Estas são as palavras da empresária Glaucia Selingardi de Oliveira sobre o fato de o restaurante Alameda Suíça, o qual administra junto com o marido, Luiz Roberto, os sogros Alaine e Luiz, e a cunhada Karina, ter conquistado, recentemente, a primeira colocação do Best of the Best 2024, do site e aplicativo de viagens TripAdvisor, na categoria "Melhores restaurantes do Mundo para jantares românticos".
Fundado em 2021, no distrito de Monte Verde, no Sul do estado, o restaurante foi idealizado para proporcionar uma experiência única aos visitantes por meio da combinação de alta gastronomia, música de qualidade e ambiente acolhedor. Para isso, a família que é natural de Campinas, mas que já visitava Monte Verde em algumas ocasiões, realizou pesquisas entre os turistas e buscou referências em empreendimentos já consolidados em outras localidades.
"Em 2010, durante uma dessas visitas ao distrito, adquirimos a primeira das duas pousadas que possuímos, dando início à nossa trajetória de empreendedorismo no local. Contudo, a cada nova oportunidade de reunir muitos amigos ou familiares, percebíamos que os restaurantes locais não tinham estrutura para receber grandes grupos. Aliado a isso, era notório também que os visitantes buscavam uma experiência gastronômica autêntica, que se encaixasse ao aconchegante clima de inverno. A partir daí, o Alameda Suíça nasceu", conta a empresária.
Sabores únicos e experiência internacional
Nestes anos de abertura, o Alameda Suíça sempre se destacou pela gastronomia requintada, evidenciada em cardápios únicos, cuja miscelânea de ingredientes sofisticados e tradicionais de Minas Gerais ditaram a identidade do restaurante. Neste sentido, em 2022, a renomada chef Benigna Neta, com experiência em grandes empreendimentos de São Paulo e de Dubai, chegou para somar ao time.
"Inicialmente, contratamos a chef Benigna para elaborar nosso cardápio especial de fim de ano, e o resultado foi sucesso absoluto. Ficou claro que ela era a profissional perfeita para liderar nossa cozinha, devido à sua experiência internacional e paixão pela gastronomia. Além disso, ela compartilha do nosso propósito, que é oferecer o melhor em culinária por meio de uma experiência única para cada cliente. Estamos muito felizes e orgulhosos de tê-la como parte da nossa equipe", afirma.
Apoio transformador do Sebrae Minas
Mesmo consolidado no mercado gastronômico, em 2024, o restaurante contou com apoio do Sebrae Minas, por meio do Prepara Gastronomia, programa da entidade desenvolvido para capacitar e melhorar a competitividade de micro e pequenas empresas de alimentação fora do lar.
Ao longo do ano, além de orientações na elaboração dos cardápios, os empreendedores de Monte Verde receberam consultorias sobre atendimento, novas técnicas de vendas, marketing digital, gestão financeira e participação em grandes eventos. O grupo de empreendedores também recebeu orientações para a elaboração de pratos que resgatam a história e a tradição cultural mineira para serem servidos durante o 1º Circuito e Festival Gastronômico realizado no distrito, no mês de setembro.
Para o analista do Sebrae Minas Anderson Faria o Alameda Suíça é um exemplo de como o aperfeiçoamento de processos pode ser decisivo para o sucesso. "A Glaucia e sua família sempre tiveram um ótimo produto. No entanto, com as capacitações ofertadas, conseguimos evidenciar os diferenciais do negócio. Nosso trabalho foi impulsionar ainda mais esse grande atrativo turístico de Monte Verde por meio de uma gestão mais eficiente e valorização de pessoal", explica.
A empresária destaca que o apoio do Sebrae foi transformador, ao propiciar troca de experiências com outros empreendimentos, mais visibilidade ao restaurante e interação com o público. "Durante o Festival, percebemos um aumento no interesse pelo restaurante, tanto por novos clientes quanto em relação ao reconhecimento da nossa marca. O programa Prepara Gastronomia também nos fez refletir sobre nossa jornada, e nos motivou a continuar investindo na melhoria contínua, tanto na culinária quanto no atendimento", ressalta.
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