O presidente Jair Bolsonaro
REUTERS/Ueslei Marcelino
O presidente Jair Bolsonaro afirmou a um interlocutor que vai se vacinar contra a Covid-19.
Desde que se iniciaram os estudos sobre as vacinas, e os imunizantes começaram a ser produzidos, Bolsonaro afirmou reiteradas vezes que não iria se vacinar e que somente "imbecil" ou "idiota" o criticaria por isso (relembre no vídeo abaixo).
Veja momentos em que Bolsonaro afirmou que não ia tomar vacina
A decisão do presidente de se vacinar foi vista como uma mudança de comportamento, num momento em que ele tem sido cobrado a dar uma guinada em relação ao enfrentamento da pandemia.
Há várias semanas, Bolsonaro vem sendo aconselhado por assessores a fazer um gesto público e se vacinar contra Covid-19.
Num primeiro momento, mostrou forte resistência. Mas vem adotando uma mudança de comportamento com o agravamento da situação e o desgaste na popularidade.
O presidente também mudou de comportamento em relação a outros temas relacionados à pandemia:
O presidente não costumava usar máscara, criticava o uso do material, mas passou a usar o item de proteção em eventos públicos;
Bolsonaro já afirmou que "tem idiota" que pede mais vacinas, também disse que não tinha que procurar fabricantes, mas agora diz que o governo "garantirá" imunizantes para toda a população.