O Sebrae Minas participou, pela primeira vez, dos testes de integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais em Minas Gerais. A ação é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e visa comprovar que a urna eletrônica registra os votos com fidelidade. Além do Sebrae, outras instituições acompanharam o processo de auditoria das eleições municipais no estado, representando os vários setores da sociedade.
As instituições fiscalizadoras acompanham todo o processo, desde a indicação das urnas que serão auditadas, passando pela simulação dos votos em cédulas de papel, até a apuração dos resultados, com a conferência voto a voto. "É um trabalho sério, minucioso e organizado, que confere legalidade e legitimidade ao processo eleitoral em nosso estado", destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
No primeiro turno, em 6 de outubro, 43 urnas foram submetidas ao processo, sendo 33 ao teste de integridade e 10 ao de autenticidade. Já no segundo turno, realizado no último domingo (27/10), 16 urnas foram selecionadas. A indicação é feita de forma aleatória. Cada entidade indica três urnas a serem auditadas, e essas informações são lacradas e enviadas ao TRE. Quando as indicações não são suficientes para completar a amostragem mínima, é realizado um sorteio para completar o número necessário ao teste.
O processo de auditoria, realizado no dia da votação, é realizado em um ambiente que simula uma seção eleitoral. Uma equipe grava os votos registrados na cédula de papel e digita as informações na urna eletrônica, como se os eleitores daquela cidade estivessem votando ali. No final do dia, é feito o boletim de urna e o cruzamento com as cédulas de papel. Todo o processo é acompanhado pelos representantes das entidades fiscalizadoras. "Participar dos testes de integridade das eleições foi uma experiência muito positiva para o Sebrae Minas. O envolvimento das instituições nesse processo contribui para ampliar a confiança da sociedade na integridade do sistema eleitoral e para fortalecer cada vez mais a democracia em nosso país", conclui Silva.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9139 / 9276 / 9278
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)