Onze cafés de Minas Gerais apoiados pelo programa Educampo, do Sebrae Minas, estão entre os finalistas do Prêmio "Coffee Of The Year", que tem como propósito reunir as melhores amostras e apontar os destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e o aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas regiões.
Onze cafés de Minas Gerais apoiados pelo programa Educampo, do Sebrae Minas, estão entre os finalistas do Prêmio "Coffee Of The Year", que tem como propósito reunir as melhores amostras e apontar os destaques do ano, incentivando o desenvolvimento e o aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas regiões. No total, 180 produtores de todo o país (150 da categoria arábica e 30 da canéfora) vão disputar a premiação, que acontecerá durante a Semana Internacional do Café (SIC), de 20 a 22 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
Na relação de produtores apoiados pelo Educampo, estão quatro amostras do Cerrado Mineiro, quatro das Matas de Minas, dois da Chapada de Minas, e um da Região Vulcânica (veja os finalistas abaixo). As duas primeiras regiões produtoras já obtiveram o registro de Indicação Geográfica (IG) do café junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – o Cerrado obteve o reconhecimento na modalidade Denominação de Origem, enquanto as Matas de Minas possuem Indicação de Procedência.
"Mais uma vez, as regiões produtoras mineiras mostram seu potencial, apresentando grande diversidade de sabores e aromas. Tudo isso é reflexo do empenho dos produtores em cultivar cafés especiais, com pontuações cada vez mais altas e processos sustentáveis. O desempenho também reflete que nossos cafeicultores estão antenados às constantes inovações no mercado de café e às necessidades dos consumidores", ressalta a gerente de Agronegócio e Artesanato do Sebrae Minas, Priscilla Lins.
A primeira edição do Prêmio Coffee Off The Year aconteceu em 2012. Na fase inicial do concurso, os produtores enviaram amostras de cafés que foram torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI).
Na segunda etapa da premiação, todos os finalistas vão participar das rodadas de cuppings – os dez primeiros cafés de arábica e os cinco primeiros de canéfora ficarão disponíveis para voto popular em garrafas térmicas codificadas. Durante essa fase, compradores de diversas partes do Brasil e do mundo também vão provar os cafés classificados, o que favorece as oportunidades de negócios para os cafeicultores.
Educampo
O Educampo surgiu a partir dos resultados do Diagnóstico da Pecuária Leiteira de Minas Gerais, elaborado em 1997 pelo Sebrae Minas e que apontou a carência de assistência técnica e gerencial ao produtor rural. A primeira empresa atendida pelo programa foi a Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), no Alto Paranaíba. Atualmente, o programa atende mais de 500 propriedades em todo o estado e conta com 20 empresas parceiras e 35 consultores, com produção estimada de mais de 1,5 milhão de sacas de café e quase 60 mil hectares de área plantada.
No dia a dia, os especialistas treinados pelo Educampo são responsáveis pelas consultorias individuais, com ferramentas gerenciais exclusivas à disposição. Além da coordenação do Sebrae Minas, o trabalho envolve a participação de associações, cooperativas ou empresas privadas, que contribuem de forma positiva para a produção no campo.
Sobre a SIC
Neste ano, a Semana Internacional do Café (SIC) vai trazer como tema "Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café". O encontro envolve a participação de empresários, produtores e especialistas com o propósito de gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro e facilitar o acesso a mercados, conhecimento e negócios.
A SIC deve contar com a participação de 25 mil pessoas de 40 países nos três dias de atividades. O evento é gratuito para produtores rurais e empresas da área e visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso (R$70 nos três dias).
A SIC é realizada em parceria com o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae Minas e Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa), e com apoio institucional do Sistema Ocemg.
-
COFFE OF THE YEAR 2024 – FINALISTAS DO EDUCAMPO
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9139 / 9276 / 9278
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)