Nesta segunda-feira, 9, o Sebrae Minas realizou um encontro com o governador Romeu Zema e 22 secretários de governo de Minas Gerais para apresentar um balanço de resultados das ações promovidas em conjunto com o Governo do Estado.
Nesta segunda-feira, 9, o Sebrae Minas realizou um encontro com o governador Romeu Zema e 22 secretários de governo de Minas Gerais para apresentar um balanço de resultados das ações promovidas em conjunto com o Governo do Estado. A parceria entre as duas instituições visa desenvolver projetos para a criação de políticas públicas e impulsionamento de iniciativas que favoreçam os pequenos negócios e o crescimento econômico de Minas Gerais.
O principal objetivo do Sebrae Minas, no campo do desenvolvimento econômico, é criar ambientes que favoreçam a criação e permanência dos pequenos negócios no mercado, estimulando o empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida da população nos diferentes territórios do estado, um eixo estratégico do Governo de Minas Gerais.
"O foco do trabalho do Sebrae Minas está em pensar o futuro, articulando junto ao governo, lideranças e entidades empresariais o apoio para a execução de políticas públicas que garantam um ecossistema favorável ao empreendedorismo, aos pequenos negócios e ao desenvolvimento econômico sustentável dos territórios", destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva. "Em parceria com o Governo de Minas, estamos potencializando os esforços para melhorar o ambiente de negócios e fortalecer a cultura empreendedora em nosso estado", acrescentou Silva.
Durante o encontro, foram apresentados ações e resultados do programa Territórios Mais Atrativos, do Sebrae Minas, que trata da implementação efetiva da política de Liberdade Econômica, Atração de Investimentos e Regularização Fundiária Urbana. Além disso, foi reforçada a parceria entre a instituição e a Secretaria de Estado de Educação na implementação do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil – NEJ em escolas da rede estadual, projeto que visa ampliar a educação empreendedora no estado. Em 2024, o NEJ foi implementado em 13 escolas da rede estadual de ensino.
Outra iniciativa apresentada foi o Meu Negócio é Carnaval, lançada em 2024 para preparar empreendedores que atuam em segmentos impactados pela festa, além de estimular novos negócios durante todo o ano. O Sebrae Minas também realizou uma palestra sobre inovação no setor público, com foco no atendimento ao cidadão, tratando dos desafios impostos pelas mudanças tecnológicas e tendências de relacionamento.
"O Sebrae tem sido um grande parceiro do Governo de Minas no desenvolvimento econômico. Esta reunião de hoje reforça nosso trabalho conjunto na busca de um Estado mais eficiente, mais moderno e preparado para atender às necessidades dos mineiros", disse o governador Romeu Zema.
Territórios Mais Atrativos
O Programa Territórios Mais Atrativos é uma iniciativa do Sebrae Minas para apoiar agentes públicos e lideranças locais em processos e estratégias para tornar os territórios mais atraentes aos negócios por meio da melhoria do ambiente empreendedor. São três frentes principais: Lei de Liberdade Econômica (LLE), Regularização Fundiária e Atração de Investimentos.
A LLE visa desburocratizar, agilizar e simplificar o processo de abertura e formalização de empresas, ofertar serviços e melhorar o ambiente de negócios. O Sebrae Minas disponibiliza consultoria para automatizar o processo de abertura de empresas. Em 2024, foram 35 municípios automatizados.
A Regularização Fundiária objetiva potencializar o desenvolvimento econômico local por meio da organização territorial, da garantia da propriedade e do acesso ao crédito, bem como aumentar a renda e fomentar a construção civil. Neste ano, o Sebrae Minas implantou projetos em dois municípios – Lagoa Dourada e Monte Santo de Minas, para os quais ofereceu consultoria de capacitação.
Já a Atração de Investimentos é um projeto para capacitar as prefeituras para melhoria do ambiente de negócios e da jornada de prospectar empresas para o território. O Sebrae possui metodologia própria que, em conjunto com a Invest Minas, pretende tornar o território mineiro ainda mais competitivo. No ano de 2024, três municípios foram atendidos pela metodologia e apresentaram resultados positivos: Divinópolis, Pirapora e Timóteo.
Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ)
O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) é um projeto social da Escola do Sebrae e tem o propósito de oferecer aos egressos e estudantes do Ensino Médio da rede pública acesso à formação empreendedora e uma vivência prática do mundo dos negócios. O intuito é transformar os estudantes em cidadãos empreendedores e protagonistas, preparados para os desafios do mercado de trabalho.
Desde que foi criado, o NEJ já formou mais de 3.200 estudantes. Além da capital mineira, o projeto tem unidades em Contagem, Nova Lima, Vespasiano, Mateus Leme, Sarzedo, Ribeirão das Neves, Ibirité, Itabira, Itabirito, Araxá, Ouro Preto, Patos de Minas, Santa Luzia, Toledo (PR), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).
Meu Negócio é Carnaval
Para orientar os empreendedores sobre como aproveitar as oportunidades no período do Carnaval, o Sebrae Minas, em parceria com Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a CDL/BH, criou o "Meu negócio é Carnaval", uma coletânea que reúne mais de 50 conteúdos gratuitos entre vídeo-dicas, artigos, entrevistas, áudios e e-books sobre marketing, finanças, vendas e gestão.
Além das orientações gerenciais, os empreendedores têm acesso a informações sobre formalização, as vantagens e obrigações dos microempreendedores individuais (MEI), e materiais específicos voltados para negócios ligados à gastronomia.
Durante o Carnaval deste ano, também foram montados três receptivos para informações aos turistas no Aeroporto Internacional de Confins e na Rodoviária de Belo Horizonte.
Rodada de Negócios Travel Next
A segunda edição da Rodada de Negócios, que faz parte das ações do projeto 'Meu Negócio é Carnaval', reuniu as principais operadoras, fornecedores e agentes de viagens para discutir tendências, compartilhar conhecimentos e promover oportunidades de negócios para o setor de turismo e entretenimento.
A ação contou com a participação de cerca de 27 escolas de samba e blocos caricatos e de rua que negociaram produtos e serviços com 12 agências de publicidade, produtores culturais e empresas de eventos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pará e Distrito Federal. A expectativa de negócios gerados foi de R$6.000.000,00.
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