No dia 13 de dezembro, Mariana realizará a Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o tema "Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica". O evento visa envolver a população na formulação de propostas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, buscando promover um debate construtivo e ações concretas para a sustentabilidade local e global.
Aberta a todos os cidadãos com 16 anos ou mais, a conferência acontecerá das 08h às 18h no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no Auditório Magdalena Gastelois (G-20), localizado na Rua do Seminário, s/n, no Centro de Mariana. A programação incluirá dinâmicas de grupo, debates temáticos e a eleição de delegados que representarão o município na etapa estadual da Conferência de Meio Ambiente.
O evento será organizado em torno de cinco eixos centrais. O primeiro eixo tratará da mitigação, focando na redução das emissões de gases de efeito estufa. O segundo abordará a adaptação e preparação para desastres, com a busca por estratégias de prevenção e redução de perdas causadas por desastres ambientais. O terceiro eixo, justiça climática, discutirá o combate às desigualdades geradas pelas mudanças climáticas, com especial atenção às populações mais vulneráveis. O quarto eixo será dedicado à transformação ecológica, defendendo a descarbonização e o desenvolvimento sustentável com inclusão social. Por fim, o último eixo tratará de governança e educação ambiental, promovendo a participação comunitária e o controle social para fortalecer políticas públicas climáticas ao nível local e nacional.
Além de ser um espaço de participação, a Conferência de Meio Ambiente de Mariana adota uma abordagem educativa, estimulando o diálogo, o pensamento crítico e o engajamento cívico para o enfrentamento da emergência climática. A expectativa é que o evento resulte na criação de até 10 propostas locais, duas para cada eixo temático, que contribuirão para as Políticas Públicas Climáticas no Brasil.
Serão oferecidas 150 vagas para o evento, e as inscrições podem ser feitas por meio do link disponibilizado no site da Prefeitura. A participação é uma oportunidade para os cidadãos marianenses contribuírem com soluções para os desafios ambientais e se envolverem na construção de um futuro mais sustentável para a cidade e o planeta.