De uma necessidade pessoal, surgiu uma ideia de negócio ainda pouco explorado e, posteriormente, veio o desenvolvimento de uma marca. Em 2008, Magda Mendonça trabalhava em uma loja de tecidos e optou por produzir suas próprias roupas. Logo, outras mulheres plus size enxergaram a novidade com bons olhos e passaram a encomendar looks para ocasiões especiais.
"Se eu tinha um aniversário, um casamento, fazia o meu próprio look. A partir daí, minhas amigas que também eram plus começaram a observar e elogiar minhas roupas. Não demorou muito e elas começaram a pedir que eu fizesse alguns looks também para elas", conta a empresária.
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Em 2009, Magda Mendonça decidiu expandir os negócios e abrir sua primeira loja, em Divinópolis, sua cidade natal – inicialmente, a marca possuía seu próprio nome. Posteriormente, a loja passou por um processo de rebranding e mudou o nome para Scapulário. A empresa atualmente possui duas unidades na cidade do Centro-Oeste mineiro e também está presente em um showroom em Belo Horizonte, além de contar com representantes na Bahia e no Espírito Santo.
Com produção mensal de cerca de 3 mil peças, a Scapulário conquistou um público exigente, que valoriza, principalmente, uma modelagem diferenciada. Na trajetória de mais de 15 anos de mercado, Magda relembra como foi importante contar com o Sebrae Minas, por meio das iniciativas do Programa Integra Moda. "Sempre que temos oportunidade participamos dos projetos. A rodada de negócios, por exemplo, é uma iniciativa muito importante e que já tivemos a chance de participar duas vezes", conta a empresária, que também esteve no Programa Rizomático, com foco no varejo de moda.
Além do crescimento da empresa, Magda tem como objetivo lutar pela valorização das mulheres plus size. “Queremos fazer com que essas mulheres plus sintam-se bem, sintam-se lindas. Não é só porque o nosso corpo 'está fora do convencional' que queremos estar fora de moda. A Scapulário quer ensinar essas mulheres a se valorizarem, desejamos que quando elas se olharem no espelho, elas vejam ali uma mulher maravilhosa", afirma.
Integra Moda
No Brasil, dos 244 mil empreendimentos ativos ligados à indústria da moda, quase 30 mil são mineiros. Essa estatística coloca Minas Gerais na segunda posição do ranking dos estados com a maior quantidade de confecções e fábricas de roupas, calçados e acessórios, atrás apenas de São Paulo, que concentra 68 mil negócios do setor.
Para fortalecer os pequenos negócios do segmento, o programa Integra Moda foi desenvolvido pela instituição para consolidar Minas Gerais como "Estado da Moda" e como uma das principais rotas de comércio desse mercado no país. A iniciativa também inclui promoção de eventos, ações e programas direcionados a diversos segmentos do setor, respeitando e ativando as vocações locais por meio da inteligência de dados.
Em 2024, o Sebrae Minas atuou em mais de 9 mil horas de consultorias com as micro e pequenas empresas da moda, em 68 ações de capacitação e mercado em 50 municípios mineiros. A iniciativa resultou em um aumento de faturamento de 52% dos negócios atendidos.
“Por meio do Integra Moda, nosso objetivo é oferecer soluções eficazes e segmentadas, com o suporte de profissionais e programas especializados, atendendo às necessidades dos empresários do setor e impulsionando a busca por novos mercados, a participação em eventos e a retomada de novos negócios. Nosso conceito é fundamentado na integração de regionais, polos, arranjos produtivos e expertises, por meio de programas específicos para diferentes modalidades de segmentos, estimulando as vocações locais. “, destaca a analista do Sebrae Minas Raquel Canaan.
Caminhos da Moda
Além de gerar negócios e novas oportunidades para a moda mineira, a plataforma 'Caminhos da Moda' disponibiliza informações sobre os principais polos do estado apoiados pelo Sebrae Minas, como Divinópolis (vestuário), Juiz de Fora (meias e moda íntima masculina), Nova Serrana (calçados), além de Juruaia, Monte Belo, São João do Manteninha e Taiobeiras (moda íntima feminina). Fabricantes e confecções mineiras ainda poderão se cadastrar gratuitamente e criar um perfil com informações sobre produtos oferecidos, contatos, critérios para vendas como valor mínimo, segmentação e localização da empresa.
Já os lojistas e revendedores do varejo de moda de Minas Gerais e estados vizinhos poderão acessar o sistema, por meio de uma busca simples pelo tipo de produto poderão encontrar fornecedores mineiros próximos a sua região.
Os empreendedores também terão acesso às principais notícias e informações sobre tendências da moda e ainda saber como participar de projetos, eventos e iniciativas de promoção e capacitação do Sebrae Minas direcionados para pequenos negócios do setor.
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