A ADAF, Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu, anunciou uma mudança na data da Festa Cultural da Goiaba, que neste ano chega à sua 28ª edição. Tradicionalmente realizada no final de semana próximo ao feriado de Tiradentes, em 21 de abril, a festa será antecipada para o primeiro final de semana de abril (dias 04, 05 e 06), devido à coincidência com a Semana Santa.
Os doceiros e a comunidade local já estão trabalhando intensamente na produção da tradicional Goiabada Cascão, uma iguaria típica da região e que é considerada patrimônio imaterial de Ouro Preto, além de outros doces artesanais como doce de leite, figo, laranja, mamão e cidra cristalizados, geleias, licores, vinho de jabuticaba, entre outros.
A festividade contará com uma vasta feira de doces típicos mineiros, barracas de comidas regionais e de produtores locais de cosméticos, artesanato em tecido, mel e panificação artesanal. A programação cultural, sempre um destaque do evento, incluirá atrações musicais e de dança, exposições de arte, atividades infantis, oficinas de culinária e outras surpresas.
Para mais informações sobre hospedagem e detalhes do evento, é possível acompanhar as atualizações diárias no perfil oficial da festa no Instagram @festadagoibadasaobartolomeu.